SCidades realiza reunião sobre Plano de Negócios do Geopark Araripe

3 de maio de 2016 - 17:47

Na manhã desta terça-feira (03), a Secretaria das Cidades recebeu o coordenador executivo do Geopark Araripe, Francisco Idalécio de Freitas, e o vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Francisco de Lima Júnior, para apresentar o Plano de Negócios do Geopark Araripe, coordenado pela secretaria através da Unidade de Gerenciamento de Projeto – Cidades do Ceará Cariri Central. Na ocasião, também estiveram presentes o secretário Adjunto da Secretaria das Cidades, Quintino Vieira, técnicos da SCidades e a presidente do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci), Rita Bezerra.

O Plano de Negócios tem como objetivo identificar os focos de atuação e atividades necessárias para o seu sucesso, estabelecendo uma estratégia de marketing com instrumentos e ações que visam posicionar o Geopark Araripe como destino turístico nos mercados regional, nacional e internacional. O documento, apresenta os principais vetores estratégicos, que visam desenvolver o local como uma região para o turismo sustentável. Localizado numa área rica em belezas naturais e atrativos culturais, o Geopark Araripe tem potencial para se destacar no sul do Ceará como uma área atraente aos turistas que buscam conhecimento, aventura e ecoturismo, além de mergulhar na cultura local.

A partir da conclusão do Plano de Negócio, será necessário o envolvimento da Urca e dos municípios onde está localizado o Geopark Araripe para que as ações sejam implementadas e para que o local se desenvolva como o esperado. “A Secretaria das Cidades, no Geopark Araripe, realizou construções e melhorias para oferecer ao público conforto para a exploração do local. Agora, é importante chamarmos a  Urca e os municípios para que eles gerenciem, monitorem esses parques de modo a dar segurança, lazer, apoio com informações técnicas ao turista. Com isso, o turismo no Cariri tem todas as condições para se desenvolver e se tornar referência no turismo sustentáve”, afirmou Quintino Vieira, secretário adjunto das Cidades.

Para o Geopark Araripe, a Secretaria das Cidades também está realizando obras de infraestrutura e melhorias nos nove geossítios do local. A obra, que está em fase de conclusão, recebeu um investimento de R$ 3.022.026, 87.

Homenagem

Na ocasião, a Secretaria das Cidades foi homenageada com uma placa de reconhecimento pelos investimentos e esforços que foram realizados para a obtenção do Selo Verde dado pela Global Geoparks Network – GGN do Programa de Geoparks da Unesco.

A placa foi recebida pelo secretário das Cidades, Lucio Gomes, pelas mãos do vice-reitor da Urca, Francisco de Lima Júnior.

Geopark Araripe

O Geopark Araripe foi o primeiro geopark das Américas e do Hemisfério Sul reconhecido pela GGN (Global Geoparks Network) ou Rede Global de Geoparques. A GGN é uma organização internacional, não-governamental, sem fins lucrativos que fornece uma plataforma de cooperação entre os geoparques, reunindo órgãos governamentais, ONGs e cientistas, em uma parceria única no mundo, operando de acordo com os regulamentos da UNESCO.

Único geoparque do Brasil, ele é composto por 9 geossítios que estão distribuídos em 6 municípios da Região do Cariri, na Chapada do Araripe, em uma área de 3.441km². Este território esta inserido em uma região caracterizada pelo importante registro geológico,  pois é reconhecido pela Unesco, como a maior reserva de registros fósseis do planeta do Período Cretáceo Inferior, com destaque para seu conteúdo paleontológico, com registros entre 150 e 90 milhões de anos, que apresenta um excepcional estado de preservação e revela uma enorme diversidade paleobiológica.

O parque preserva distintas áreas que abrangem estudos geológicos como, por exemplo, as rochas na Chapada que datam de 600 milhões de anos e paleontológicos com seus fósseis de dinossauros e pterossauros, em excelente estado de conservação, estando entre os mais estudados do mundo.