Municípios do Consórcio de Sobral discutem ações para gestão de Resíduos Sólidos

21 de junho de 2016 - 21:03

A Secretaria das Cidades, em parceria com o Ministério Público do Ceará, realizou nesta terça-feira (21) um Seminário Técnico de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Na ocasião, estiveram presentes prefeitos e representantes das prefeituras integrantes do Consórcio Municipal para a Destinação Final de Resíduos Sólidos – Comderes, além dos promotores de Justiça de cada município.

O evento teve como objetivo discutir as ações e perspectivas para a implantação da gestão integrada de resíduos no âmbito do consórcio. Na oportunidade, também foi apresentado pela promotora de Justiça e coordenadora do Caomace, Jaqueline Faustino, a minuta de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, que deve ser celebrado entre o Ministério Público e os municípios participantes do Comderes.

Também estiveram presentes no seminário, o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, a presidente do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades – Idece, Rita Bezerra, e o presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos e Delegados do Ceará – Arce, Adriano Costa.

Durante o evento, os membros do Comderes puderam conhecer as cláusulas do TAC proposto. Nele, os municípios deverão se comprometer a realizar ações imediatas, de curto, médio e longo prazo, com o objetivo de implantar uma gestão e o gerenciamento integrado dos seus resíduos. Segundo Jaqueline Faustino, por meio do Termo, o Ministério Público pretende garantir que os municípios irão se comprometer com a operacionalização de ações que visam mitigar os danos ambientais ocasionados pela inadequação dos atuais aterros.

Também foi apresentado aos presentes um cronograma e metas a serem cumpridos pelo consórcio. A primeira etapa do plano trata sobre a estruturação do Comderes, levando em consideração a necessidade da atualização dos instrumentos legais que regem o consórcio. No segundo momento, previsto para ocorrer durante todo o ano de 2017, etapas como definição de rateio entre os municípios, equipe técnica e estrutura física do consórcio serão tratadas. A terceira etapa diz respeito ao início da operação da Gestão Integrada dos Resíduos, por meio da Central de Tratamento de Resíduos, Centrais Municipais de Reciclagem e outros equipamentos que fazem parte da gestão.

Para Lucio Gomes, secretário estadual das Cidades, o sucesso da gestão dos resíduos sólidos passa não somente pela construção de uma infraestrutura adequada à destinação do lixo, mas também por ações que envolvam todos os entes participantes deste processo, como comunidade, catadores, poder público e a iniciativa privada. “Na cadeia da gestão integrada dos resíduos é fundamental a participação das prefeituras como órgão gestor deste processo. Pela proximidade que elas têm com a população, as prefeituras possuem maior possibilidade de sensibilizar das pessoas para o descarte adequado do seu lixo, promovendo a coleta seletiva e impulsionando uma mudança de mentalidade na população em relação aos seus resíduos”, afirmou.

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, também destacou a importância de se trabalhar uma nova cultura para a gestão dos resíduos. “Depois da crise hídrica, provavelmente a questão dos resíduos sólidos é um dos problemas ambientais mais sérios a serem enfrentados no Ceará. Por isso, o Estado está investindo através de diversas ações e projetos que estão sendo encabeçados por suas secretarias como a Sema e SCidades”, afirmou o secretário. Na última segunda-feira (20), o Governador sancionou a Lei dos Resíduos Sólidos que regulamenta alternativas para o alcance de um desenvolvimento sustentável, utilizando-se de instrumentos como Coleta Seletiva, Controle e Participação Social, Logística Reversa e Acordos Setoriais.

Ao final do seminário, ficou deliberado que os municípios membros do consórcio serão notificados pelo Ministério Público para assinar o Termo de Ajustamento de Conduta até o prazo final de 30 de junho deste ano. Também ficou acertado entre os presentes que a Secretaria das Cidades irá organizar reunião do Comderes para a próxima semana para iniciar as discussões sobre a estruturação do consórcio.

Comderes

O Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, tem incentivado os municípios cearenses para a formação de consórcios para a gestão de resíduos sólidos como uma alternativa que possibilita a redução de custo.

Atualmente, o estado possui 26 consórcios formalizados, sendo os de Sobral (Comderes) e os Comares de Limoeiro do Norte e Cascavel os mais avançados em sua estruturação. O governo do Estado, por meio da SCidades, já investiu R$2.129.207,07 na formalização dos mesmos.

Para além dos investimentos na formalização, a secretaria também presta consultoria técnica e contrata os projetos de engenharia para a construção de aterros sanitários aos consórcios. No caso das unidades de Sobral e Limoeiro do Norte, o Estado também está realizando toda a implementação da gestão integrada de resíduos.

O Comderes é formado por quatorze municípios que são: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groiaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Santana do Acaraú, Senador Sá e Sobral.