Seleção pública para contratação para Metrô de Fortaleza

11 de agosto de 2016 - 11:00

O governador do Ceará, Camilo Santana, encaminhou mensagem para a Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quinta-feira (11), que visa uma seleção pública para a contratação de 148 profissionais para a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Com a admissão, o Metrofor, vinculada da Secretaria das Cidades, poderá ampliar o horário de funcionamento dos trens da linha Sul, que interliga o município de Pacatuba até Fortaleza. Além disso, os profissionais contratados também serão direcionados para trabalhar na operação do Sistema VLT do ramal Parangaba/Mucuripe.

O projeto de lei do Governo do Ceará cria as vagas temporárias e após sanção do texto pelo governador Camilo Santana será contratada a instituição responsável pela seleção. A opção pela contratação temporária se justifica pela previsão de concessão do sistema metroferroviário à iniciativa privada, por meio de Parceria Público Privada (PPP).

Todas as funções são de caráter operacional, e se dividem em assistente condutor, assistente controlador de movimento, agentes de estação, auxiliares operacionais, assistente operacional administrativo e técnico em segurança do trabalho. As remunerações variam de R$ 943,38 a R$ 1.388,25. As contratações serão realizadas por um ano e previsão de prorrogação por mais um ano, totalizando dois anos de serviço.

Experiência com funções ligadas à operação de trem e metrô não será obrigatória para participar da seleção, mas contará pontos a mais durante a disputa entre os inscritos. Todos os aprovados no processo participarão de treinamento após a seleção.

Atualmente se encontram em operação as Linhas Sul e Oeste, em Fortaleza e os sistemas VLT do Cariri e de Sobral. São 70 km em linhas metroferroviárias transportando aproximadamente 645.600 passageiros por mês.

Metrô de Sobral

No último mês de julho, o Governador do Ceará sancionou a Lei autorizando a realização de seleção pública de  19 profissionais para atuarem no VLT de Sobral. A contratação temporária também tem como objetivo ampliar o horário de funcionamento do equipamento para 5:30h às 23:30h. Atualmente, o metrô de Sobral opera de maneira assistida. Com a ampliação do seu funcionamento, a ideia é dar inìcio às operações comerciais do sistema sobralense.

A expectativa para publicação do edital pela Universidade Vale do Acaraú, instituição organizadora do certame, é de ocorrer até a próxima sexta-feira (12).