SCidades realiza reunião sobre Plano de Negócios do Condomínio Verde

28 de setembro de 2016 - 15:01

A Secretaria das Cidades realizou, na tarde desta terça-feira (27), reunião para discutir a elaboração do Plano de Negócios do Condomínio Verde, que está em fase de estudo para a implantação no município de Sobral. Estiveram presentes na reunião o coordenador da Coordenadoria de Saneamento (Cosan), Alceu Galvão, técnicos da Cosan, o consultor contratado para o desenvolvimento do plano, Rui Marques, e o secretário executivo do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Sobral e mais 13 municípios, Joselito Silveira.

O objetivo do plano de negócios é garantir a sustentabilidade operacional e financeira do empreendimento. Atualmente, o plano está na fase de análise da viabilidade econômica da implantação do Condomínio Verde, através de um estudo de mercado da região. Para isso, o plano visa identificar a oferta de resíduos sólidos recicláveis da região com a implantação da coleta seletiva e das centrais municipais de reciclagem, bem como os produtos que tem o maior potencial econômico para que sejam processados pelas indústrias envolvidas.

O Condomínio Verde será um parque de unidades de processamento e industrialização de materiais recicláveis. O projeto é desenvolvido pela Secretaria das Cidades, através do Projeto de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, em parceria com a Coordenadoria de Saneamento. Uma das vantagens é que os serviços comuns, como portaria, segurança, área administrativa, balança rodoviária, dentre outros, vão ser utilizados de forma compartilhada pelas empresas que se instalarem no local, diminuíndo os custos individuais de cada uma delas. Assim, o condomínio irá potencializar e fortalecer setor de reciclagem da região.

O valor do contrato para a elaboração do Plano de Negócios é de R$218.861,19 e os recursos são oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O plano de negócios tem prazo de conclusão para o mês de fevereiro de 2017, e após esta etapa serão definidos os próximos passos para a implantação do Condomínio Verde.