Obras para segurança hídrica da RMF são visitadas

17 de novembro de 2016 - 15:54

O secretário das Cidades, Lucio Gomes, o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, e o diretor de engenharia da Cagece, José Carlos Asfor, estiveram nesta quinta-feira (17) acompanhando as obras de implantação do Sistema Adutor e de Reservação Taquarão, em Caucaia.

Com um investimento total de R$ 148 milhões, o reservatório terá capacidade equivalente a 40.000 m³ de água e vai possibilitar o abastecimento de água por gravidade para a região atendida pela Estação de Tratamento de Água Oeste (ETA Oeste), aumentando assim a segurança hídrica da zona oeste de Fortaleza e da sede de municípios como Caucaia, Maranguape e Maracanaú.

20161117 111439O sistema tem previsão de ser implantado em duas fases. A primeira que irá contemplar o recalque da Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT/OESTE), situada na ETA Oeste, com a instalação de dois conjuntos moto-bombas (um ativo e um reserva), que irão aduzir água para o Reservatório Taquarão através de uma adutora de água tratada. Na segunda fase, estão previstos ainda no projeto uma adutora de água tratada de distribuição gravitária, partindo do reservatório para o macrossistema de água de Fortaleza e a duplicação da adutora de água tratada gravitária do Reservatório Ancuri, garantindo maior segurança a este reservatório que conta apenas com uma linha de distribuição.

O Taquarão é uma das ações estabelecidas no Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza. O plano se deu em virtude da atual situação dos recursos hídricos do estado do Ceará, resultado do prolongamento da estiagem iniciada em 2012.

Implantação do Sistema de Captação Pressurizada no Gavião

20161117 093524Além das obras do Taquarão, foram visitadas as obras de implantação do sistema de captação pressurizada no açude Gavião. Também prevista no Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana, a obra poderá evitar o desabastecimento caso não seja possível a manutenção do atual nível de reservação do açude.

O bombeamento garante um reforço à segurança operacional da vazão mínima de 7,3 m³/s, considerando que há previsão de redução da cota do açude Gavião. Pela intervenção, serão efetuadas alterações na atual captação, mudando sua característica de gravitaria para pressurizada. Para tanto, serão instalados no manancial 12 conjuntos motor-bombas ativos mais dois reservas (14 conjuntos motor-bombas no total), que irão operar em paralelo com vazão de 6 m³/s. 20161117 094544

Em conjunto será feita utilização de dois conjuntos motor-bombas da estação elevatória da Cogerh. Essas bombas têm capacidade de adução de, aproximadamente, 2 m³/s por uma nova adutora até a ETA Gavião. Estas ações irão propiciar a manutenção da vazão de captação independente da cota do açude Gavião.

O investimento é da ordem de R$ 7 milhões, com recursos próprios da Cagece, provenientes da Tarifa de Contingência. A Ordem de Serviços foi emitida no dia 6 de outubro e tem um prazo de execução de 45 dias.

Para ver mais fotos da visita, clique aqui