Projeto de inovação tecnológica desenvolvido para aterros sanitários do Ceará

10 de maio de 2018 - 14:39

Com o tema: “Oportunidades para Aterros Sanitários Solares no Ceará”, mais um “Momento de Integração Tecnológica” aconteceu na manhã desta terça-feira (08). A promoção é da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec, através da sua Gerência de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação – Gemea e tem o objetivo de apresentar o sistema fotovoltaico desenvolvido pela instituição para aplicações em áreas de aterros sanitários encerrados. De acordo com o gerente da Gemea, Raimundo Montefusco, trata-se de uma energia limpa e renovável, sem nenhum tipo de poluição.

A Gerente da Célula de Resíduos Sólidos da Coordenadoria de Saneamento da Secretaria das Cidades, Vanessa Lima, explicou que, atualmente, estão sendo implantadas duas Centrais de Tratamento de Resíduos, em dois consórcios – CTR: uma no Vale do Jaguaribe e a outra na Região Metropolitana de Sobral. Vanessa destacou que o projeto, além de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, irá promover o encerramento de 29 lixões e melhorar as condições ambientais do Estado.

A iniciativa é promissora e irá promover a sustentabilidade social e ambiental municipal no Ceará. Durante o dia, o sistema injeta a energia produzida na rede elétrica e a empresa faz a compensação no consumo elétrico de escolas municipais, hospitais ou prédios públicos da prefeitura e do Governo do Estado, por exemplo.

Gleydson Amorim, Coordenador de Operações do Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia – Asmoc, ressaltou que o projeto deixa o Estado favorável na produção de resíduos e frisa a parceria com o Nutec como uma força tecnológica no Ceará: “Em parceria com a Fundação, estamos fazendo um estudo para a instalação de uma usina fotovoltaica no Asmoc. O primeiro aterro do Brasil com esse tipo de inovação tecnológica. Vamos capitar o biogás gerado pelo aterro de Caucaia para a purificação e injeção da rede da Cegás.”

O encontro contou ainda com a presença do diretor da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, André Pereira e do orientador da Célula de Gestão Territorial – Teget, Leorne Sousa. Também estiveram no encontro a coordenadora da secretaria das Cidades, Vanessa Lima, representantes do Banco do Nordeste – BNB, empresários do Grupo Marquise e estudantes e professores da Universidade Federal do Ceará -UFC.

Sistema fotovoltaico:

Uma usina solar fotovoltaica é um conjunto industrial de obras e equipamentos que visa a conversão da energia solar em energia elétrica através de células fotovoltaicas, sendo a mais comum formada por silício que passa por um processo de dopagem para adquirir as características necessárias.