SCidades promove capacitação em Planejamento Governamental e Gestão Orçamentária e Financeira

29 de maio de 2018 - 10:55

A Secretaria das Cidades promoveu, entre os dias 21 e 25 de maio, no Hotel Beira Mar, em Fortaleza, capacitação em Planejamento Governamental e Gestão Orçamentária e Financeira destinada a técnicos e gestores dos municípios do Vale do Acaraú e do Vale do Jaguaribe. A iniciativa é realizada através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú (Cidades do Ceará II), da SCidades, sendo financiada por meio do empréstimo firmado entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A capacitação, com carga horária de 40 horas, teve como objetivo ampliar a formação e a qualificação dos profissionais locais, dotando-os de conhecimentos, habilidades, técnicas e boas práticas para planejamento, e gestão orçamentária e financeira das administrações municipais.

A capacitação contou com representantes dos municípios de Cariré, Coreaú, Forquilha, Icapuí, Jaguaretama, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Massapê, Morada Nova, Quixeré, Russas, Sobral e Tabuleiro do Norte, bem como da Secretaria das Cidades.

Sobre as capacitações

A SCIDADES, por meio do Programa Cidades do Ceará II, também realizou capacitação em “Gestão de Projetos” e “Licenciamento Ambiental”, ambas em 2017; além de “Licitações e Gestão de Contratos” em março deste ano “Planejamento Urbano” e “Gestão Fiscal e Tributária” em abril de 2018; e neste mês “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”. Com esta última capacitação, a SCIDADES conclui o ciclo de investimentos do Programa na área de capacitação, atingindo meta estabelecida na Matriz de Resultados acordada com o BID.