Formação de formadores angolanos: SCidades promove capacitação em projeto-piloto de cooperação mútua entre Brasil e Angola

6 de maio de 2024 - 15:25 # # # # #

Dentre os países sul-americanos, o Brasil é referência no que se trata da regulamentação e política urbana de saneamento, incluindo infraestrutura, serviços de gestão, planejamento e gestão integrada de resíduos. Nesse contexto, foi elaborado um projeto-piloto de cooperação mútua entre Brasil e Angola, país que, por sua vez, tem investido em um ambiente propício para o desenvolvimento de sistemas simplificados de esgoto aliados ao engajamento comunitário, mediado pelo UNICEF, a fim de compartilhar conhecimentos na área.

Os principais pilares do projeto são a implantação de sistema de coleta de esgoto condominial, o manejo de resíduos sólidos, a educação ambiental, o envolvimento comunitário e a promoção da saúde pública.

A Secretaria das Cidades, em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, está à frente da formação de formadores angolanos na temática de resíduos sólidos, sendo parte do conjunto de capacitações realizadas pelo projeto e fundamental na estruturação do seu plano de trabalho.

As ações de formação de formadores com os técnicos dos órgãos do setor foram as primeiras a serem realizadas, seguindo a previsão do plano de trabalho do projeto. Dentre as diversas formações realizadas, a gerente de monitoramento e controle da UGP II, Vanessa Lima, ministrou um curso sobre gestão integrada de resíduos sólidos, englobando várias temáticas do setor, inclusive economia circular, integração dos catadores no sistema de manejo e legislação pertinente no Brasil.

“Apesar de Angola possuir instituições consolidadas na área e universidades de engenharia ambiental e outros temas afins, o país apresenta dificuldade de formar um quadro técnico que possua experiência no manejo de resíduos sólidos de forma adequada, uma vez que carece de sistemas eficientes de coleta regular e de operação de infraestruturas para recuperação, reciclagem, tratamento e disposição final de resíduos sólidos”, explica a gerente de monitoramento e controle da UGP II, Vanessa Lima.

Ao todo, foram formadas 72 pessoas de 14 instituições angolanas nas temáticas de engenharia de esgotamento condominial, de educação ambiental e de engajamento comunitário, saúde pública e gestão de resíduos.

A gerente de monitoramento e controle da UGP II, Vanessa Lima, enfatiza a importância desse intercâmbio cultural, que além de atender à demanda de um órgão parceiro, também auxilia na propagação de conhecimento. “Apesar de exigir uma série de adaptações à rotina das capacitações realizadas, foi enriquecedor, pois contribuiu para aperfeiçoar conhecimentos e levar o Ceará e suas experiências para o crescimento de todos os envolvidos”, destaca Vanessa.

Atualmente, a Secretaria das Cidades está elaborando manuais técnicos na área de resíduos sólidos para serem utilizados nas capacitações e demais atividades relacionadas ao projeto em Angola nas seguintes temáticas: formalização de organização de catadores, gestão de galpão de reciclagem e implantação da coleta seletiva.