Governador Camilo Santana e prefeito Roberto Cláudio entregam 528 unidades de Residencial no Dendê, em Fortaleza

28 de junho de 2018 - 15:41 # # #

A artesã Maria Ferreira Duarte, 39 anos, mãe de sete filhos biológicos e três adotivos nasceu na comunidade Dendê. Ela conta que a vida nunca foi fácil por lá, principalmente para quem mora perto do mangue, por conta da ausência de áreas de lazer, infraestrutura e segurança. Há seis meses, Maria de Fátima e a família viram a casinha onde moravam desmoronar e estão vivendo de favor na casa de amigos. Ao todo, 14 pessoas morando sob o mesmo teto, entre filhos, netos e esposo.

Hoje a artesã realizou o grande sonho de ter a casa própria, uma moradia digna, em um espaço com infraestrutura e lazer para os seus filhos. A família de Maria Duarte é uma das 528 beneficiadas com a entrega da primeira etapa do Residencial Dona Yolanda Queiroz, no bairro Edson Queiroz. A obra do Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, entregará ao todo 1.080 moradias, que abrigarão as famílias originárias das áreas de risco do Cocó e da Comunidade do Dendê. O investimento foi de R$ 41,3 milhões, proveniente do programa Pró-Moradia do Ministério das Cidades, em parceria com a Caixa Econômica Federal e contrapartida do Estado de R$ 2.065.271,62.

“Essa casa chegou em uma boa hora, estou morando de favor na casa de uma amiga com  meus filhos. Serei grata eternamente, Agora meus filhos terão um teto, segurança e lazer”, comemorou a artesã.

O governador Camilo Santana ressalta que além de uma moradia digna, as famílias serão beneficiadas com saneamento, abertura de ruas, valorização de calçadas e serviços públicos. “Essa obra foi iniciada quando eu tive oportunidade de ser secretário das Cidades, vim aqui várias vezes e vi as condições precárias que a população morava. Resolvemos construir esse empreendimento para reassentar essas famílias e escolhemos o terreno mais próximo da Comunidade. Garanto que até novembro vamos entregar todas as unidade deste residencial”, afirmou o governador.

Camilo Santana ressaltou também a importância destes empreendimentos para a melhoria da qualidade de vida da população e da redução do déficit habitacional do Estado. “O Ceará deu um passo muito importante na redução do deficit habitacional, pois em parceria com a Prefeitura de Fortaleza entregaremos somente na Capital Cearense, até o final do ano de 2018 mais de 40 mil unidades habitacionais. Este empreendimento não faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, mas é uma parceria com o Ministério das Cidades”, acrescentou o chefe do Executivo.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, também esteve presente no evento e ressaltou a importância dos trabalhos sociais da Universidade de Fortaleza (Unifor) e do grupo Edson Queiroz na comunidade Dendê e homenageou Yolanda Queiroz e a família, lá representada pelo empresário Igor Queiroz. O prefeito Roberto Cláudio garantiu aos futuros moradores do residencial uma linha de ônibus que passará na porta do empreendimento, câmeras de videomonitoramento e um efetivo policial atuando 24 horas no residencial.

“Aqui a vida era muito dura, sem esgotamento sanitário, sem saneamento, com quase nada de qualidade de vida. Hoje, mais do que um apartamento as famílias estão sendo beneficiadas com o direito a construir um novo capítulo da história de suas vidas. Aqui o Governo está oferecendo qualidade de vida, casas com esgoto, água encanada, infraestrutura no entorno e lazer”, concluiu o prefeito.

Residencial Dona Yolanda Queiroz

O Residencial possui apartamentos mistos, ou seja, unidades preparadas para funcionarem como residência e ponto comercial. Serão entregues, nesta 1ª etapa, 528 unidades habitacionais, sendo 476 apartamentos padrão, 16 apartamentos adaptados para pessoas com deficiência e 36 apartamentos mistos.

Os moradores terão acesso a infraestrutura adequada com de sistema viário, iluminação pública e sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Serão entregues também  as áreas de lazer com praças, bancos e mesas, arborização, playground, uma pista de skate, equipamentos de ginástica, uma quadra de vôlei de praia e um pátio aberto com piso industrial.

Estiveram também presentes no evento o presidente do Senado, Eunício Oliveira, o secretário adjunto das Cidades, Marcílio Ferreira Gomes, e a secretária titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Olinda Maria Marques.

Projeto Dendê

O Projeto Dendê tem como área de intervenção a Comunidade do Dendê, situada no Bairro Edson Queiroz, no município de Fortaleza, com área de abrangência de 37,59ha. Concebido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério das Cidades – PAC1 e interveniência da Caixa Econômica, o projeto está orçado em R$ 108.202.556,12, sendo: União 73.344.796,64 e Estado R$ 34.857.759,48.

Urbanização

O projeto de urbanização inclui drenagem e pavimentação de 70 vias e calçadas, e também será construída uma avenida ligando o Dendê ao Centro de Eventos e duas praças. Será feita a recuperação de quase 500 unidades habitacionais e a implantação de sistema de esgotamento sanitário e abastecimento de água. O projeto tem como objetivo garantir melhoria da qualidade de vida de 4.289 famílias (1.080 com habitações, 375 com indenizações e 2.834 com urbanização/infraestrutura).

Habitação

Nos últimos quatro anos, foram entregues em todo território cearense mais de 24 mil unidades habitacionais, incluindo obras do Programa Minha Casa Minha Vida, convênios com municípios e Projeto Maranguapinho, Dendê, totalizando investimento de R$ 1,39 bilhão. As regiões mais populosas e onde há um déficit habitacional mais latente, como Região Metropolitana de Fortaleza, Cariri e Norte do Estado foram as principais beneficiadas.