Secretaria das Cidades está executando 13 Centrais Municipais de Reciclagem (CMR) em municípios do Vale do Acaraú

17 de outubro de 2018 - 11:27

A Secretaria das Cidades está executando obras de implantação de 13 Centrais Municipais de Reciclagem na região do Vale do Acaraú, que estão recebendo investimento de R$ 2.560.178,70 . Com ordem de serviço assinada no mês de setembro, as obras tem prazo de execução de seis meses.

As Centrais Municipais de Reciclagem são estruturas que oferecem à população serviço gratuito de recebimento e segregação de resíduos com potencial de reciclagem, como papel, plástico, vidro, metal e também óleo de cozinha usado. Nas CMRs os materias são preparados para as indústrias recicladoras que realizarão o beneficiamento e a reinserção desses produtos na cadeia produtiva. As obras também incluem os serviços de edificações, drenagens, instalações hidrossanitárias, instalações elétricas, terraplenagens e pavimentações.

Além de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a CMR tem o objetivo de proporcionar uma diminuição progressiva do encaminhamento desses resíduos ao aterro sanitário, diminuindo os custos de transporte e aterramento desse material, e aumentando a vida útil do aterro. Tem a função também de dar uma destinação adequada aos resíduos com potencial de reciclagem e/ou reutilização, através do pré-beneficiamento e comercialização dos mesmos.