Catadores do Vale do Jaguaribe recebem capacitação

25 de outubro de 2018 - 11:58

Nesta terça e quarta-feira (23/10 e 24/10) a Secretaria das Cidades realizou, a primeira capacitação dos catadores de materiais recicláveis, nos municípios da região do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, respectivamente, sobre gestão de resíduos sólidos. A ação é realizada através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, e tem o objetivo de qualificar os profissionais para atuarem nas Centrais Municipais de Reciclagem (CMR) que estão sendo construídas na região.

As Centrais Municipais de Reciclagem são estruturas que oferecem à população serviço gratuito de recebimento e segregação de resíduos com potencial de reciclagem, como papel, plástico, vidro, metal e também óleo de cozinha usado. Além de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a CMR tem o objetivo de proporcionar uma diminuição progressiva do encaminhamento desses resíduos ao aterro sanitário, diminuindo os custos de transporte e aterramento desse material, e aumentando a vida útil do aterro.

Os municípios contemplados com a capacitação foram, no dia 23/10 Limoeiro do Norte, Russas, Palhano e Quixeré, e no dia 24/10 Alto Santo, Ererê, Iracema, Potiretama,Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe e Morada Nova. Até o primeiro trimestre de 2019 ainda devem acontecer outros quatro treinamentos tanto na região do Vale do Jaguaribe quanto do Vale do Acaraú.