Assembleia Geral Extraordinária define nova diretoria e planejamento de Comares da Região do Cariri

14 de novembro de 2018 - 16:04

Nesta terça-feira (13), aconteceu Assembleia Geral Extraordinária com o objetivo de eleger a diretoria e planejar as ações e rateio do próximo ano para o Consórcio Intermunicipal e Gestão Integrada para Aterro de Resíduos Sólidos – Unidade Crato (Comares). O evento aconteceu no Auditório da Universidade Federal do Cariri, em Juazeiro do Norte, e teve a participação dos prefeitos dos municípios do consórcio, e de técnicos da Secretaria das Cidades.

Durante a assembleia, ficou determinado, por meio de votação, que o prefeito de Farias Brito, Jose Maria Gomes Pereira será o novo presidente, e o vice será o prefeito do Crato, Zé Ailton. O orçamento definido para o próximo ano é de R$ 450.000,00, e será destinado para a manutenção de equipe, estrutura, logística e apoio do consórcio.

Em reunião que aconteceu no dia anterior (12), no Crato, com procuradores, secretários e técnicos dos municípios, que fazem parte do Comares, foi discutido a minuta de um futuro Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a ser firmado entre consórcios, municípios, a Secretaria das Cidades, a Secretaria do Meio Ambiente e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará, para desenvolver a gestão integrada de resíduos da região.

Secretaria das Cidades também possui um contrato de assessoria e elaboração de estudos de estruturação de um projeto de manejo de resíduos sólidos para o Comares – UC, financiado por meio do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessões e Parcerias Público-Privadas – CFEP, que é vinculado a Caixa Econômica e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). Além disso, desenvolve Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) para a região do Cariri, em que a gestão de resíduos sólidos foi apontada como uma das questões importantes a serem solucionadas.

Os municípios integrantes do Comares são: Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri.