Secretaria das Cidades compartilha experiências em evento internacional Water Week, nos EUA

5 de abril de 2019 - 14:14 # #

A Secretaria das Cidades, representada pelo seu secretario executivo de saneamento, Paulo Henrique Lustosa, participou neste início do mês de abril da Water Week 2019, em Washington, nos Estados Unidos. O evento, considerado o principal da Prática Global de Água do Banco Mundial, reúne líderes inovadores para conectar o melhor conhecimento global para soluções dos desafios atuais.

Na ocasião, o gestor compartilhou a experiência do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), que é orientado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e coordenado pela Secretaria das Cidades.

“Fomos convidados, junto com a Cagece, para apresentar o Sisar como experiencia inovadora em termos da gestão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nas áreas rurais do Ceará. É um evento muito grande, com representante de mais de 50 países, e foi ótimo poder compartilhar essa experiência bem sucedida”, explicou o secretário.

A apresentação da SCidades e da Cagece foi realizada para um grupo selecionado de organizações e de países que trabalham com saneamento rural. O Water Week é uma oportunidade para a troca de experiências entre gestores e pesquisadores de vários países, além de soluções já desenvolvidas por empresas de outros continentes na área dos recursos hídricos.

Neste ano, o evento tem três pilares estratégicos: manutenção de recursos hídricos, prestação de serviços e fortalecimento de resiliência, além de conhecimento e experiência em todo o Grupo Banco Mundial, incluindo a International Finance Corporation (IFC) e Multilateral Investment Guarantee Agency (MIGA).

Sisar

O Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) é uma instituição não governamental que, orientada pela Cagece, opera em comunidades rurais, em parceria com associações de moradores. O objetivo dessa organização é facilitar o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Cagece, de forma autossustentável. O Sisar foi criado em 1996 e, hoje, atua em 146 municípios do Ceará, atendendo cerca de 600 mil pessoas, mediante 160 mil ligações de água.

Atualmente, já existem 354 estações de tratamento e 690 poços operados pelo Sisar. Os recursos para construção dos sistemas são provenientes de parcerias com o Ministério da Integração Nacional, o banco alemão KfW, o Projeto São José, do Governo do Ceará, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).