O Ceará na Vanguarda do Saneamento Rural

13 de julho de 2020 - 13:39 # # #

Em 1º de julho a COFIEX autorizou a doação, pela União Europeia por meio do banco alemão KfW, de 7 milhões de euros para o Governo investir na expansão e no fortalecimento institucional do SISAR, o modelo de gestão dos serviços de saneamento nas comunidades rurais do Estado.

Com mais de 25 anos de existência, o SISAR é uma iniciativa desenvolvida pela Cagece, com apoio do KfW, que oferece água e esgoto na área rural, por meio de sistemas geridos pelas próprias comunidades, beneficiando mais de 700 mil pessoas em 1500 comunidades. Cobrindo um terço da população rural do Ceará, o modelo foi reconhecido com premiações nacionais e internacionais.

O Governo continua investindo no setor. Quando se consideram os recursos captados junto ao banco alemão, somados àqueles que a SCidades captou no Governo Federal e os investimentos do Projeto São José, nos próximos 5 anos serão investidos mais de 800 milhões de reais em implantação, ampliação, modernização e melhoria da gestão dos serviços de saneamento rural.

Além dos investimentos em infraestrutura e gestão, parceria firmada entre a SCidades e a Arce também coloca o Ceará na vanguarda no desenvolvimento de um modelo de regulação adequado ao setor rural. Possibilitada pela legislação adotada em 2016, esta iniciativa visa associar ao esforço de ampliação da quantidade de pessoas atendidas, a garantia da qualidade dos serviços ofertados.

Por fim, considerando o desafio de levar água para o sertão e as muitas parcerias necessárias, a SCidades coordena um grupo de trabalho com a participação de órgãos estaduais, federais, municipais, MP, TCE, organizações da sociedade civil, entre outros atores relevantes, que se converterá no órgão de governança da política de saneamento rural do Estado, garantindo, em seu conjunto, que o Ceará permaneça, pelos próximos anos, como referência e vanguarda no saneamento rural no Brasil.

Secretário Executivo de Saneamento das SCidades, Paulo Henrique Lustosa