Secretaria das Cidades assina ordem de serviço para ampliação do sistema de esgotamento sanitário em oito bairros de Fortaleza

23 de fevereiro de 2022 - 09:22 # # #

Texto: Raynara Teixeira - Ascom SCidades // Fotos: Cagece

Nesta terça-feira (22), o secretário das Cidades, Marcos Cals, o governador Camilo Santana e o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, assinaram a ordem de serviço para ampliação do sistema de esgotamento sanitário em oito bairros de Fortaleza.

O investimento para a execução da obra é de R$ 137.000.000,00 e beneficiará diretamente mais de 100 mil pessoas dos bairros Cidade dos Funcionários, Edson Queiroz, Parque Manibura, Sapiranga, Luciano Cavalcante, Jangurussu, Cajazeiras e Barroso. As Obras contemplam: 4 estações elevatórias, 25.268 ligações domiciliares, 9.970 ligações intradomiciliares, 162.159,15 metros de rede coletora, 3001 metros de linha de recalque.

A primeira etapa foi entregue à população em 2018 e abrangeu de forma total os bairros Guararapes, Jardim das Oliveiras, Tancredo Neves e, de forma parcial os bairros Eng. Luciano Cavalcante, Edson Queiroz, Salinas, Cidade dos Funcionários, Parque Iracema, Cajazeiras, Cambeba e Messejana.  Agora a Cagece completará o atendimento de todos os bairros incluídos nas três bacias de esgotamento dispostas à direita do Rio Cocó.

As obras são de grande relevância para o atingimento da universalização da cobertura de esgotamento sanitário em Fortaleza. Todo o projeto foi pensado para garantir um sistema de esgotamento sanitário eficiente e com destinação final dos efluentes de forma adequada, visando a melhoria na qualidade de vida da população.