Secretaria das Cidades presente em evento de saneamento rural

19 de maio de 2022 - 15:12 # # # #

A Secretaria das Cidades participou, através de uma comitiva, do X Seminário Nacional e o V Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural, além do XI primeiro Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais. Os eventos foram promovidos por meio de uma parceria entre a Câmara Temática de Saneamento Rural da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o Instituto Sisar e o Sisar Moxotó de Pernambuco e tem como objetivo a troca de experiências entre as partes, a discussão de temas relevantes, como o futuro da Política Estadual de Saneamento Rural, notadamente no nordeste, tal como a definição de estratégias para melhoria e fortalecimento das soluções de saneamento rural. O início da programação se deu com a abertura no dia 16 de maio que contou com a presença do Governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

A SCidades se fez presente em diversos momentos do evento, reconhecendo a importância do fomento do SISAR, que vem sendo historicamente apoiado pelo órgão. No primeiro dia do evento, a representante da Coordenadoria de Saneamento da SCidades, Marcella Facó, foi debatedora da mesa sobre Políticas Públicas Estaduais para o Saneamento Rural que contou com a presença de:

Alexsandro Freitas Silva — Diretor presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB)

Neuri Freitas — Diretor presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)

Marcus Vinícius Neves — Diretor presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA)

Manuela Marinho — Diretora-presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa)

Magno Pires Alves Filho — Diretor Geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi)

Em suas colocações, Marcella Facó destacou que: “o saneamento rural tem sido uma solução construída a várias mãos, em que a importância da sinergia de todas as partes trabalhando juntas foi o segredo do sucesso, Estado, empresas estatais de saneamento e a sociedade civil organizada, atuando juntas pelo melhor para a população e pela universalização”.

Além disso, o Programa Águas do Sertão marcou presença nas mesas e nas discussões, divulgando-se não somente os vultuosos investimentos previstos para a infraestrutura de saneamento rural, mas as estratégias estruturantes de saneamento, ou seja, de fortalecimento da gestão, que vem sendo adotadas, como a previsão de contratação de consultores para apoiar o SISAR, a implementação do Padrão Rural para as outras, entre outras.

No segundo dia de evento, a apresentação sobre o Padrão de Projetos e Obras de Sistemas de Abastecimento de Água Rurais (SAA) foi conduzida pela representante da Unidade de Gestão de Projeto do Programa Águas do Sertão (UGP PAS), “o padrão foi construído para facilitar a execução das obras de abastecimento de água rural, pois não tínhamos padrões rurais, tudo era construído com parâmetros urbanos, que acrescia o valor da obra e dificultava a manutenção. O padrão veio para instituir normativos voltados para o rural”, destacou Cyntia Pereira.

Parte da Equipe da Unidade de Gestão de Projeto Programa Águas do Sertão (UGP PAS)

O Presidente da Cagece, senhor Neuri Freitas, por exemplo, destacou o esforço do Governo do Estado em garantir o acesso à água especialmente às populações vulneráveis, citando inclusive a inovadora atuação do Fundo Estadual de Sanemaento Básico nessa empreitada, que não somente pagou as contas de água durante o período de pandemia de mais de 464 mil famílias, como também está com um programa de hidrometração que vai atender a diversas comunidades da área rural do estado.

O evento encerra-se hoje, mas os trabalhos ora iniciados continuarão se fortalecendo cada vez mais.

Saiba mais sobre o assunto:

O Sisar foi criado em 1996 justamente para facilitar o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Secretaria das Cidades e Cagece de forma autossustentável. Atualmente, o sistema atua em 152 municípios do Ceará, atendendo mais de 825 mil pessoas, mediante 185 mil ligações de água.

Hoje, já existem 354 estações de tratamento e 690 poços operados pelo Sisar. Os recursos para construção dos sistemas são provenientes de parcerias com o Ministério da Integração Nacional, o banco alemão KfW, o Projeto São José, do Governo do Ceará, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).