Governo do Ceará lança novo pacote de recuperação funcional das rodovias estaduais

31 de maio de 2022 - 15:48 # # #

Na manhã desta terça-feira (31), o Governo do Ceará apresentou o novo Pacote de Recuperação Funcional das Estadas contemplado pelo Programa Ceará de Ponta a Ponta. Serão 1.510 km revisados e melhorados em 80 trechos de CEs, em territórios de 89 municípios, que passarão por reforma e sinalização no prazo de um ano. Serão aplicados R$ 477 milhões em serviços no pavimento asfáltico para recuperar a trafegabilidade das estradas estaduais.

O secretário das Cidades, Marcos Cals, juntamente com a governadora Izolda Cela e o Superintendente de obras públicas, Quintino Vieira, estiveram presentes no evento transmitido ao vivo pelas redes sociais.

A recuperação funcional tem como obejtivo devolver plena trafegabilidade a trechos que precisam de reparos, a iniciativa visa corrigir defeitos de superfície do pavimento e estender a vida útil das rodovias. Os trechos foram avaliados por estudo técnico da Superintendência de Obras Públicas (SOP), levando em consideração as reais condições de tráfego e a melhor forma de realização dos reparos para cada uma das rodovias selecionadas.

O pacote de serviços de recuperação funcional será efetuado, conforme divisão regional, pelos 11 Distrito Operacionais (D.Os): Região Metropolitana de Fortaleza (1) – 55,92 km; Região de Aracoiaba (2) – 55 km; Região de Itapipoca (3) – 276,96 km; Região de Limoeiro do Norte (4) – 167,38 km; Região de Santa Quitéria (5) – 179,28 km; Região de Quixeramobim (6) – 151,22km; Região de Sobral (7) – 259,70 km; Região de Crateús (8) – 132,10 km; Região de Iguatu (9) – 66,67 km; Região de Crato (10) – 76,22 km e Região de Tauá (11) – 87,27 km.

O escopo de serviços inclui reciclagem de base com adição de brita; pavimentação com revestimento asfáltico; e sinalização horizontal e vertical, entre outras ações técnicas.

Marcos Cals, titular da SCidades, reforçou a importância da ação para o desenvolvimento regional. “Essas estradas [estaduais] já estão consolidadas, muitas delas servirão de escoamento da produção, já que tivemos um inverno bom. Trafego muito pelas estradas e vejo a população utilizando as CEs. A nossa base da estrada estadual é para uma certa quantidade de toneladas por eixo e, muitas vezes, os bitrens prejudicam as CEs. E aqui está a governadora recuperando essas estradas”, parabenizou.

O Governo do Ceará, por meio da SOP, disponibiliza um canal aberto para que o cidadão compartilhe informações sobre a situação das rodovias estaduais: (85) 98404-9800.

Ceará de Ponta a Ponta

O Programa Ceará de Ponta a Ponta representa o esforço permanente para estruturar a integração das cidades e potencializar o desenvolvimento regional. Desde 2015, foram 2.995 km de obras rodoviárias entregues pavimentação, restauração e duplicação, com investimento superior a R$ 2,5 bilhões.