Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano participa de Seminário com Gestores Público

28 de junho de 2022 - 09:53

Durante o “X Seminário de Gestores Público – Prefeitos do Ceará”, realizado no dia 23 de junho de 2022, o secretário Executivo de Habitação e Desenvolvimento Urbano do estado, Claudio Ricardo, apresentou propostas que visam a melhoria da mobilidade urbana em todo o estado. Em palestra cujo tema era exatamente “Gestão de Transito Regionalizado em consórcios municipais”, foram abordadas questões de organização territorial, arranjo institucional e estrutura organizacional como fundamentos à gestão municipalizada de trânsito.

Municipalizar o trânsito significa integrar o município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Assim, as Prefeituras poderão gerir o trânsito da cidade de forma completa, assumindo a responsabilidade pela engenharia, fiscalização e educação de trânsito, dentre outras atribuições. O projeto conta com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APMCE).

O Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2022, reuniu especialistas e líderes de iniciativas inovadoras para compartilhar as experiências, conhecimentos, ideias, soluções e cases de sucesso, com o objetivo de auxiliar os gestores municipais no exercício de suas responsabilidades e obrigações.

O evento foi realizado pela Prática Eventos, conta com o apoio institucional do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) e do Instituto Rui Barbosa (IRB) e promoção da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Diário do Nordeste e Instituto Future.

Na apresentação, o secretário destacou ainda o trabalho de colaboração entre os diversos orgãos que participam do planejamento e o caráter inovador da proposta de regionalização do trânsito por parte do governo do estado do Ceará.