Central Municipal de Reciclagem (CMR) de Iracema foi inaugurada nesta segunda-feira (15)

16 de maio de 2023 - 14:54 # #

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, inaugurou a CMR do município de Iracema neste segunda-feira, 15 de maio.

As Centrais Municipais de Reciclagem (CMR) são estruturas de baixo custo operacional que oferecem à população serviço gratuito de recebimento e segregação de resíduos com potencial de reciclagem, tais como papel, plástico, vidro, metal e também óleo de cozinha usado, preparando-os para as indústrias recicladoras que realizarão o beneficiamento e reinserção desses produtos na cadeia produtiva.

O Governo do Estado do Ceará está implantando as Centrais Municipais de Reciclagens (CMR) Tipo 03 do Vale do Jaguaribe, localizadas nos municípios de Quixeré, Palhano, Alto Santo, Iracema, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Ererê e Potiretama. Atualmente, os resíduos sólidos urbanos coletados nesses municípios são conduzidos a lixões administrados pelas municipalidades, onde são dispostos diretamente no solo, sem nenhum tipo de tratamento. Portanto, o objetivo principal dessas centrais é que haja uma diminuição progressiva do encaminhamento desses resíduos ao aterro sanitário, providenciando, assim, uma destinação adequada aos detritos com potencial de reciclagem e/ou reutilização, além da melhora da qualidade ambiental e da qualidade de vida dos moradores dos municípios envolvidos.

A unidade de Iracema teve um investimento total de R$ 325.187,78 e foi construída através do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú. No total, o Governo do Ceará implantará 33 unidades em todo o Estado, investindo aproximadamente R$ 12 milhões, recursos provenientes do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).