Assinado o contrato do bloco 2 de Parceria Público-Privada (PPP) para a universalização dos serviços de esgotamento sanitário no Ceará

17 de maio de 2023 - 12:08 # # #

Nesta terça-feira, 16 de maio, ocorreu a solenidade de assinatura do contrato do bloco 2 de Parceria Público-Privada (PPP) para a universalização dos serviços de esgotamento sanitário no Ceará. 

O projeto que é considerado a maior PPP do país no setor de saneamento básico, passará a atender, nesta segunda fase, Fortaleza, Caucaia, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi, sendo investidos cerca de R$ 11,3 bilhões em ampliação, operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário, além de contribuir com a movimentação do mercado local, chegando a beneficiar mais de 3 milhões de cearenses com a universalização do acesso à coleta e tratamento de esgoto. 

A Ambiental Ceará, empresa da Aegea Saneamento, é a responsável pela ampliação, operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário nesse projeto. A meta é universalizar o saneamento até 2033, garantindo que 90% da população atendida pela PPP tenha acesso a coleta e tratamento de esgoto, avançando para 95% até 2040.

 

O Secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, acompanhou a solenidade, onde o governador, Elmano de Freitas, assinou o novo contrato, juntamente ao o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, e o vice-presidente da Aegea no Norte-Nordeste, Renato Medicis. 

A cerimônia, que aconteceu no Palácio da Abolição, também contou com a presença da diretora socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello, instituição responsável pela estruturação do projeto, e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Deputado Evandro Leitão, além dos prefeitos dos sete municípios beneficiados nesta etapa.