SCidades inicia 1ª etapa de treinamento de implantação da versão 3.0 do SIASAR

1 de agosto de 2023 - 09:28 # # # #

A Secretaria das Cidades, através da Unidade de Gerenciamento do Programa Águas do Sertão – UGP PAS, iniciou nesta quarta-feira, dia 26 de julho, a 1ª etapa de treinamentos referente à implementação da versão 3.0 do Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural – SIASAR,  no contexto do Saneamento Rural, em parceria com o Projeto São José da Secretaria de Desenvolvimento Agrário- SDA.

O projeto é uma plataforma tecnológica que estrutura o trabalho de captação e levantamento de dados de abastecimento de água e saneamento rural. Tal sistema oferece um modelo conceitual de análise e monitoramento da informação do setor, padronizado, regionalizado e público. 

O Sistema de Informação de Água e Saneamento Rural – SIASAR, é uma iniciativa conjunta iniciada pelos governos de Honduras, Nicarágua e Panamá que com o apoio do Banco Mundial, logo se expandiu para outras regiões. Seu objetivo estratégico é contar com uma ferramenta de informação básica e atualizada sobre os serviços de abastecimento de água e saneamento rural existente em um país.

Atualmente o SIASAR é formado por Honduras, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Costa Rica, Oaxaca (México), Peru, Ceará (Brasil), Bolívia, Colômbia e Paraguai. A SCidades se configura como instituição líder, responsável pela iniciativa no âmbito estadual.

Programa Águas do Sertão

O Programa de saneamento básico para localidades rurais do Ceará tem como objetivo a redução da vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural do Estado diante as secas e escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida, por meio de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Projeto São José

Com a missão de promover o desenvolvimento e competitividade rural sustentável do Estado do Ceará, com ênfase nos agricultores e agricultoras familiares, com participação, inclusão e justiça social, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará – SDA, desde a sua criação (2007) tem executado políticas públicas por meio de um amplo processo dialógico na perspectiva de construção coletiva de um plano de desenvolvimento considerando a abordagem territorial como estratégia para o alcance do desenvolvimento rural sustentável e solidário.