SCidades entrega certificados para distribuição de 740 fogões sustentáveis

12 de janeiro de 2024 - 15:03 # # #

A Secretaria das Cidades, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Habitação de Interesse Social (CDHIS), entregou, nesta terça-feira (9), os certificados às associações dos municípios que serão beneficiados com os fogões sustentáveis. 

Através do Programa de Melhorias Habitacionais, serão entregues mais de 740 fogões aos municípios de Quixadá, Jaguaruana, Aracati, Ocara, Aratuba, Salitre, Barreira, Pacajus, Santana do Cariri, Tarrafas, Sobral, Jaguaribe, Solonopole, Banabuiú, Quixeramobim e Tejuçuoca. 

Sobre os fogões:

O fogão sustentável é diferente do fogão à lenha tradicional, com eficiência energética superior a 96%. As unidades distribuídas possuem tecnologia mais avançada no impacto ao meio ambiente e saúde, pois necessitam de menos lenha, colaborando, assim, para a conservação da caatinga e produzindo menos fumaça, o que diminui o risco de problemas respiratórios.

Para se beneficiar pelo Programa, as famílias devem ser cadastradas pelas entidades no sistema de Cadastro Individual de Beneficiários (Cadib), disponível no site da SCidades. A família precisa ter renda per capita de até meio salário mínimo e não possuir nenhum fogão sustentável concedido pelo Estado.