Aumento das temperaturas no Ceará: como as intervenções urbanas podem contribuir com a diminuição das ilhas de calor

6 de fevereiro de 2025 - 16:07 # # # #

As altas temperaturas já esperadas dos meses de novembro e dezembro combinadas com o aumento da umidade relativa do ar, devido à pré-estação chuvosa, têm aumentado a sensação de calor no estado. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), cidades de todo o Ceará vêm registrando aumento da temperatura média, chegando, em alguns casos, a um crescimento de até 4,7°C entre os meses de julho de 2024 e janeiro de 2025.

Nesse contexto, é interessante destacar uma ação de urbanização realizada para diminuir as ilhas de calor e, consequentemente, amenizar as altas temperaturas: o uso dos blocos de concreto intertravado em substituição ao asfalto convencional. 

A Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará executa diversas obras em parceria com as Prefeituras Municipais, das quais, 24 intervenções encontram-se em execução utilizando bloco de concreto intertravado para a pavimentação de vias. Tratam-se de mais de 300 mil metros quadrados de área de intervenção, com cerca de R$ 40 milhões de investimento do Estado, em 18 municípios distribuídos por 9 Regiões de Planejamento do Estado. 

Além das intervenções no sistema viário, outras 56 obras em execução utilizam bloco de concreto intertravado para a urbanização de espaços, como praças, margens de rios e açudes, entre outras localidades, englobando mais de 400 mil metros quadrados de área e mais de 70 milhões de investimento do Estado em 39 municípios e 12 regiões.

Por que o uso dos blocos de concreto intertravados é vantajoso? 

No caso das vias, a escolha do bloco de concreto intertravado em substituição ao asfalto vem ocorrendo principalmente quando se trata de intervenções em áreas centrais, comerciais, turísticas ou de maior relevância social e/ou ambiental nos municípios. 

Na questão ambiental, o asfalto está mais sujeito a absorção da radiação solar, contribuindo para criar ilhas de calor do espaço urbano. Já o concreto, apresenta melhores condições de refletividade, que contribuem para uma menor absorção de calor, além de melhorar a iluminação das vias no período noturno. O sistema de pavimentação intertravado também permite aumentar a permeabilidade do solo, melhorando a drenagem urbana. Esse sistema também pode proporcionar uma ambiência mais agradável nas vias para os pedestres, tendo em vista que o asfalto está associado ao tráfego intenso de veículos, enquanto o bloco intertravado vem sendo utilizado em intervenções que visam reduzir a velocidade do trânsito de automotores.

Para fins comparativos, em intervenções com condições similares e utilizando-se como base os itens da tabela de custos estadual, os serviços de pavimentação em bloco de concreto intertravado podem gerar uma economia de até 25% em relação ao asfalto. A maior facilidade para execução e manutenção é outro aspecto vantajoso para a adoção do intertravado. A pavimentação asfáltica está mais sujeita a variação do preço do petróleo, tendo em vista este elemento que faz parte de sua composição, e requer uma logística mais complexa para realizá-la. 

Portanto, o uso de blocos de concreto intertravado para pavimentação de vias em substituição ao asfalto pode contribuir para a melhoria do espaço urbano, qualidade de vida da população e está sendo a escolha de cada vez mais intervenções nos municípios cearenses.