Secretaria das Cidades inicia participação coletiva do Plano Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (PAAES) com 1º Workshop

26 de setembro de 2025 - 16:29 # # # #

A Secretaria das Cidades realizou, na última quarta-feira (24), o 1º Workshop de Elaboração do Plano Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (PAAES–CE), no auditório da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE).

Com o objetivo de discutir aspectos técnicos e indicadores que permitirão retratar com precisão a atual realidade do saneamento no Ceará, o evento reuniu cerca de 60 representantes de órgãos e entidades que atuam na gestão, regulação, operação e planejamento do setor, como a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), as agências de Saneamento de Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs) de alguns municípios do CE, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Insituto Sisar, a Assembleia Legislativa do CE (Alece), além de outros órgão e entidades.

Segundo Veroneide Oliveira, da Comissão Multissetorial de Acompanhamento da Cagece, o PAAES–CE irá nortear todos os investimentos nos 152 municípios em que a Companhia opera. “Com o Plano, teremos indicadores de cobertura, atendimento, continuidade, qualidade e redução de perdas, condizentes com as metas que teremos que atingir para a universalização, até 2033”, explicou Veroneide Oliveira.

Este primeiro encontro, de caráter técnico e reservado a convidados, servirá para garantir uma base sólida de informações para as próximas etapas do processo. As atividades futuras, como oficinas, audiências públicas e consultas, serão mais amplas e contarão com a participação da sociedade civil e demais interessados.

Sobre o Plano Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário

O PAAES–CE será um documento estratégico para orientar o avanço dos serviços de água e esgoto em todo o Ceará, alinhado às metas de universalização do novo Marco Regulatório do Saneamento. O projeto é uma parceria da SCidades com a empresa especializada COBRAPE, com financiamento do Banco Mundial.

O Analista de Regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE), Alceu Galvão, reforçou a importância do Plano na estruturação das estratégias adequadas para o atingimento das metas de universalização. “Com base nas metas estabelecidas pelo PAAES, todos os prestadores deverão se adequar e melhorar a sua eficiência operacional, para que, ao final de 2033, o Ceará tenha seus serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, tanto nas áreas urbanas quanto nas áreas rurais”.