Secretário Camilo Santana visita área do Cidade Jardim

13 de janeiro de 2012 - 11:16

O terreno, na avenida Perimetral, que abrigará 5.500 famílias removidas pelo Governo do Estado, para a instalação de importantes projetos, foi visitado nesta quinta-feira (12), pelo secretário das Cidades, Camilo Santana. O espaço receberá as famílias que serão desapropriadas das áreas onde será instalado o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), famílias que residem em áreas de risco às margens do Rio Maranguapinho, localizados no trecho zero do projeto, bem como famílias que atualmente vivem no terreno . A visita foi acompanhada pelos secretários Adail Fontenele (Infraestrutura) e Ferruccio Feitosa (Copa), além dos construtores responsáveis pelo empreendimento, que terá o nome de Cidade Jardim.

Serão apartamentos de 43 metros quadrados, divididos em 23 blocos. O residencial contará ainda com áreas comerciais, paisagismo, equipamentos sociais, entre outros, na região que mais cresce na Capital. No terreno será montando um ?apartamento modelo? para que as famílias conheçam o projeto antes de sua conclusão. O espaço começará a ser instalado ainda este mês de janeiro e deverá ficar concluído em 45 dias. “Nós estamos envolvendo as famílias em todas as etapas do processo para que eles se sintam integrantes desse projeto. Daí a idéia de apresentarmos o espaço antes de sua conclusão”, destaca Camilo.

Caberá ao governo estadual também a garantia de toda a infraestrutura básica de saneamento. Segundo o coordenador de Habitação, da Secretaria das Cidades, Flávio Jucá, o Estado está entrando como catalizador do processo, inclusive com o aporte de recursos. A previsão é de que as obras tenham início ainda neste primeiro semestre de 2012. De acordo com o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, o processo licitatório e o processo de licenciamento ambiental para instalação do VLT, devem ser concluídos até o fim de janeiro.

Nas áreas de implantação do transporte, os moradores cujos imóveis passem por intervenções, serão indenizados da seguinte forma: para os imóveis que terão parte utilizadas no projeto, o Governo indenizará pela parte utilizada; para os imóveis que serão utilizados em sua totalidade e cuja avaliação seja de até R$ 40 mil, as famílias receberão R$ 40 mil e mais um apartamento quitado no empreendimento Cidade Jardim, no bairro José Walter; já para os imóveis com valor superior a R$ 40 mil, o Governo pagará a indenização do valor avaliado e a família terá direito a um apartamento, com uma prestação de R$ 50.

(comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 32075262)

Priscila Teixeira