Regularização fundiária em debate no 58º Fórum Nacional de Habitação

8 de junho de 2011 - 14:39

p>

Oproblema  da regularização fundiária em todo o País foi um dos principaistemas debatidos ontem no primeiro dia do 58º Fórum Nacional de Habitação deInteresse Social. O secretário das Cidades, Camilo Santana, garantiu que esta éuma das prioridades do Governo do Estado, que levou a experiência exitosa doProjeto Maranguapinho para todo o Brasil. O trabalho desenvolvido venceu oprêmio Selo de Mérito ? 2011, na categoria Regional Nordeste.

 

Oprêmio, assim como o Fórum, é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs eAgentes Públicos de Habitação e reconhece experiências bem sucedidas emmelhorias habitacionais e de urbanização. Nesta quinta-feira (2), Camilo apresentouo projeto aos participantes do evento de todo o Brasil. Ele ressaltou otrabalho dos técnicos do Estado do Ceará. ?O trabalho técnico socialdesenvolvido com aquelas famílias é o primeiro passo. E muito importante?,destacou Camilo.

Aideia de Camilo Santana é não apenas levar as experiências do Estado do Ceará,mas também buscar exemplos de outros estados. Minas Gerais e Santa Catarina,por exemplo, apresentaram suas propostas e seus exemplos para se colocar emprática um trabalho tão minucioso.  A Companhia de Habitação do Estado deMinas Gerais (COHAB ? MG)mostrou o ?Mutirão da Escritura?.

Somenteem Fortaleza, há 32 mil imóveis que carecem de regularização. Preocupados com asituação histórica, a Secretaria das Cidades e a Fundação de DesenvolvimentoHabitacional de Fortaleza (Habitafor)formaram um grupo gestor para estudarformas de regularizar esses imóveis ? muitos dos quais, construídos há mais de30 anos.

Oprocedimento atual já prevê a regularização. ?Atualmente, não se entregam casassem definir as vias e as regras para a regularização fundiária. Isso jáconstitui uma ação integrante do projeto?, garantiu o coordenador de Habitaçãoda Secretaria das Cidades, Flávio Jucá.

 

Projeto Maranguapinho

OProjeto Maranguapinho é a maior intervenção urbana do País, ao beneficiar cercade 350 mil pessoas de Fortaleza e Região Metropolitana.  Estão sendoexecutadas obras de dragagem, construção de conjuntos habitacionais,urbanização das margens do rio, além de barragem para evitar alagamentos. Estãosendo investidos R$ 454.076.102,18, do Governo Federal, com recursos doPrograma de Aceleração do Crescimento (PAC), e do Governo do Estado.

Alémdisso, está sendo realizado um trabalho de implantação de uma rede deesgotamento sanitário, que eliminará esgotos domésticos atualmente lançados norio. O valor do investimento é de R$ 124 milhões numa ação em parceria com aCompanhia de Água e Esgoto do Ceará ? CAGECE ? vinculada à Secretaria dasCidades.

Secretaria das Cidades

Assessoria de Comunicação

Giselle Dutra / Márcio Teles

Tel: (85) 3101-4462, (85) 8603-0569 e (85)8603-0369

www.cidades.ce.gov.br

@scidades

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;