Projeto Maranguapinho

1 de dezembro de 2011 - 18:36

O projeto Rio Maranguapinho é a maior intervenção urbana do País e irá beneficiar cerca de 350 mil pessoas de Fortaleza e Região Metropolitana, em especial, Maracanaú, Maranguape e Caucaia. Estão sendo executadas obras de dragagem, construção de conjuntos habitacionais, urbanização das margens do rio e barragem de contenção de cheias para evitar alagamentos. Ao todo, estão sendo investidos R$ 497.548.859,29, do Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e do Governo do Estado.

Ações

Estão previstas metas e ações separadas com execução sequenciada:

• Desapropriação/indenização.
• Construção da barragem Maranguapinho.
• Execução de dragagem.
• Execução das obras de urbanização.
• Equipamentos.
• Execução do trabalho técnico social.
• Habitação popular (COHAB)

Um das principais ações do projeto é a construção da barragem, entre os municípios de Maranguape e Maracanaú. A obra ocupará 306,84 hectares, com capacidade de acumular um volume 9,3 milhões de m³ de água, que contribuirá para a redução da faixa de alagamento do rio em períodos de cheia, evitando que cerca de 20 mil famílias tenham as suas casas invadidas pelas águas do Maranguapinho. O valor do investimento é de R$ 77.353.592,16, com recursos do Governo do Estado do Ceará e Governo Federal.

Com a conclusão do Projeto Maranguapinho um total de 9.422 famílias que moram nas margens do rio serão reassentadas.  A intervenção urbanística prevê a implantação de um parque ao longo do Rio Maranguapinho, com 40 áreas urbanizadas, dotadas de espaço para o lazer e o esporte: 22 playgrounds, 23 áreas com equipamentos de ginástica, seis pistas de skate, 18 quadras de voleibol, 17 campos de futebol de areia e 140 mil m² de calçadão.

Quando começou?

Ordem de serviço emitida em 09 de março de 2009.

Quando termina?

Final de 2012.

 

Apresentação Maranguapinho – 58º Fórum Nacional de Habitação DE INTERESSE SOCIAL