Secretário das Cidades participa de discussões de parcerias entre o Estado e IICA

1 de agosto de 2012 - 12:41

 

O encontro que ocorreu na sede da SDA tem como objetivo fortalecer as parcerias para a capacitação de trabalhadores rurais para a execução dos projetos produtivos previstos para acontecer no Ceará

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, e coordenadores da pasta se reuniram na manhã desta terça-feira (31) com representantes dos Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O secretário das Cidades, Camilo Santana, também participou do encontro.

Em pauta, o fortalecimento de parcerias da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) com o Instituto, no que diz respeito à capacitação de técnicos, agricultores e dirigentes de associações beneficiados com os projetos produtivos que serão executados pelo Governo do Estado.

IICA e SDA já tiveram parcerias importantes nas edições I e II do Projeto São José. Agora na terceira edição, prevista para ser votada no Senado no próximo dia 7 de agosto, as ações vão se intensificar. “Eles vão nos ajudar principalmente na parte de gestão e consultoria, na elaboração, acompanhamento e monitoramento dos projetos para desenvolver as cadeias produtivas”, afirmou o secretário Nelson Martins.

O titular das Cidades destacou que é possível integrar as ações da SDA e da SCidades com o IICA para potencializar a ruralidade no interior, desenvolvendo ações para beneficiar os moradores das zonas rurais, que trabalham nas zonas urbanas das cidades cearenses.

O IICA já atua no Brasil há 48 anos, mantém uma carteira de 23 projetos de cooperação técnica, sendo 14 em âmbito nacional, 6 regionais e 3 multinacionais. A novidade é que projetos que tiveram sucesso no Ceará serão levados para outros países. Um exemplo é o programa de cisternas, que será desenvolvido no Haiti. “É um programa que facilita o acesso à água e permite que comunidades carentes possam se desenvolver. Vamos fazer um intercâmbio para que os técnicos do Ceará levem essa experiência para outros países da América Central e Caribe”, afirmou o Diretor Geral do IICA, Víctor M. Villalobos.

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades