Secretário das Cidades faz plantio de muda na barragem do Rio Maranguapinho

29 de agosto de 2012 - 16:09

 

Parceria entre SCidades, Unimed e Fundação Mata Atlântica Cearense promove plantio de 1,1 mil mudas

O secretário das Cidades, Camilo Santana, participou, na manhã desta quarta-feira (29), do plantio de mudas na jusante da barragem do Rio Maranguapinho, obra integrante do Projeto Rio Maraguapinho, da Secretaria das Cidades. A iniciativa é resultado da parceria entre a Pasta, a Unimed Brasil e a Fundação Mata Atlântica Cearense e tem por objetivo consolidar uma ação convergente com a política ambiental do Estado. “Nossa meta é reflorestar toda a margem do Maranguapinho. Já temos um projeto em análise no Ministério das Cidades com este foco. Começamos aqui, pela barragem, mas vamos seguir com essa ação”, adianta Camilo.

A coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Brasil/Fortaleza, Verbena Medeiros, destaca que estão sendo plantadas 1,1 mil mudas em duas áreas na barragem do Rio Maranguapinho: no montante (área alagada, atrás da barragem), são 1 mil mudas; e outras 100 na jusante (área em frente à barragem). “O plantio tem a missão de neutralizar a emissão de carbono. Em hospitais, como o nosso, é gerado um grande volume de lixo hospitalar e resíduos sólidos. Essa ação faz uma espécie de compensação dessa emissão”, esclarece.

De acordo com as informações da coordenadora, o mesmo acontece quando a Unimed faz um evento e emite carbono. “As mudas que estamos plantando aqui neutralizam esse efeito”, informa. “Com esta parceria, a Unimed será a primeira empresa no Ceará a neutralizar carbono”, acrescenta Verbena Medeiros.

O presidente do Conselho Administrativo da Fundação Mata Atlântica Cearense, Ednaldo Vieira, explica que estão sendo utilizadas duas modalidades de plantio. “A clássica, que utiliza os referenciais lunares da astronomia agrícola; e o uso do gel, uma tecnologia mais moderna de retenção da água, própria para ser usada fora da quadra chuvosa”, ressalta Vieira.

Segundo ele, a Fundação será a responsável pelo plantio e pela manutenção da área plantada. “O secretário Camilo Santana fez o plantio, hoje aqui na barragem, da muda de uma das quatro plantas mais caras do mundo. É a Dalbergia Cearensis, cujo metro cúbico de madeira custa em torno de US$ 10 mil”, arremata.

29.08.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249
Ana Cristina Cavalcante