Implementação da RMC é discutida em reunião

31 de agosto de 2012 - 15:35

Entre as metas da implantação estão à infraestrutura, o turismo e o desenvolvimento econômico da região do Cariri

A implementação da Região Metropolitana do Cariri (RMC) foi o tema da primeira reunião técnica coordenada pela equipe da Secretaria das Cidades, nesta quinta-feira (30), no município do Crato. Representantes dos nove municípios envolvidos na criação da RMC abordaram assuntos relevantes ao fomento da área de abrangência. “A elaboração e implantação desse projeto trarão engajamento entre os municípios e mais potencial para a solicitação de aporte financeiros para os empreendimentos na região”, destaca o consultor do projeto, Jório Cruz. Membros da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como da Universidade Regional do Cariri (Urca) também estiveram presentes na reunião.

O projeto de implantação da RMC integra as ações do Programa Cidades do Ceará – Cariri Central, desenvolvido pela Pasta. O projeto tem como meta melhorar a infraestrutura urbana, promover o desenvolvimento econômico e ampliar a capacidade de gestão regional do Cariri.

O encontro teve como objetivo destacar as potencialidades do Cariri, como turismo, meio-ambiente, e economia. Segundo o urbanista e arquiteto Jório Cruz, é necessário a criação de uma Secretaria Executiva do Agente Gestor Metropolitano para dar suporte à nova configuração da Região.

Na pauta da reunião foi realizada uma apresentação aos gestores sobre os produtos estabelecidos para a implantação da RMC. A alteração das leis orgânicas municipais, criação do Agente Gestor Metropolitano, a formação do Fundo de Desenvolvimento e a criação do termo de referência do Plano Diretor Metropolitano foram alguns dos temas destacados na explanação.

De acordo com o coordenador do Projeto Cidades I, Adauto Oliveira, a primeira reunião técnica tem como objetivo traçar as definições suplementares para o andamento dos trabalhos com os municípios do Cariri. “A implantação da RMC é importante e complexa, pois envolve projetos de grande porte, além é claro de viabilizar parcerias, a fim de promover o desenvolvimento e o crescimento da Região”, observa Oliveira.

Segundo o prefeito de Farias Brito, Vandevelder Freitas, esse encontro foi um passo importante que contribui para o inicio do avanço da região do Cariri. “Esse planejamento faz parte de uma série de reuniões entre os envolvidos, como representantes do Estado e dos municípios”, conclui.

RMC

A Região Metropolitana do Cariri (RMC) está localizada ao sul do Ceará. Foi criada por uma Lei Complementar Estadual nº 78, sancionada em 28 de junho de 2009. A RMC surgiu da unificação da malha urbana das cidades de abrangência da Região. O ato de conurbação dos municípios resulta na criação de regiões metropolitanas. A região do Cariri é composta pelos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, bem como Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

31.08.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249