SCidades realiza I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional

10 de setembro de 2012 - 15:39

Uma nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional começará a ser traçada, agora em setembro, com a realização da I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional.  Realizada pela Secretaria das Cidades, entre 25 e 27 de setembro, é etapa preparatória para a I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “Nosso objetivo é mobilizar Governo, Academia e sociedade civil organizada para essa discussão que é da máxima relevância”, informa o secretário estadual das Cidades, Camilo Santana.

A Conferência tem a missão de promover um amplo debate do qual resultem os princípios para a estruturação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). “Da conferência estadual, serão tiradas as diretrizes para a construção dessa política nacional”, adianta o secretário. O Ceará está entre os estados que saem na frente na realização do evento – que também elegerá os seus delegados para etapas de discussão macrorregional e nacional.

Com o tema “Ceará: Desenvolvimento e Integração Regional”, a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional debaterá temas como Plano Brasil Maior, financiamento do desenvolvimento regional e vetores do desenvolvimento regional sustentável. O evento será realizado no  Centro de Treinamento do BNB Passaré e a solenidade de abertura deve contar com as presenças do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, do secretário das Cidades, Camilo Santana, e do presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Ary Joel Lanzarin, entre outros convidados.

Serviço:

I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional