SCidades elabora editais para novas obras

2 de outubro de 2012 - 10:45

As obras, já aprovadas pelo BID integram o Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú

Técnicos da Secretaria das Cidades estão elaborando editais e termos de referência para três grandes obras no Interior: mercado público de Russas; implantação da Avenida do Contorno de Limoeiro do Norte e a restauração de quatro praças do Sítio Histórico de Sobral. As obras, já aprovadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), integram o Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú (Cidades II).

Com o Programa, o Governo do Estado pretende reduzir o desequilíbrio socioeconômico entre a Região Metropolitana de Fortaleza e o Interior. “Estamos trabalhando para fortalecer regiões e cidades com capacidade de absorver o crescimento urbano e proporcionar o desenvolvimento socioeconômico”, esclarece o secretário das Cidades, Camilo Santana.

Em Russas, o novo mercado irá atender cerca de 100 feirantes e comerciantes do entorno. Serão obras de reforma do equipamento atual, e a construção de dois pavimentos com elevadores adaptados, auditório para os feirantes, além de um centro de artesanato no pavimento superior. Este espaço viabilizará o crescimento da economia do município. O investimento será de aproximadamente R$ 3,4 milhões.

Com a implantação da Avenida do Contorno, Limoeiro do Norte receberá investimentos de R$ 19,3 milhões. Lá, serão construídos 7,5 novos quilômetros de vias. Em Sobral, na Região Norte, as obras contemplam a requalificação das Praças do Patrocínio, Duque de Caxias, Praça da Várzea e Praça Clodoveu Arruda (do Amor).

Após a conclusão dos documentos, os Editais serão encaminhados para licitação.

O investimento total do Programa chega a U$ 106,6 milhões, financiados pelo BID com contrapartida do Governo do Estado. O Programa prevê ações para as regiões do Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, preferencialmente nas Cidades Polo.

02.10.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades