Cariri: SCidades reconstruirá monumento do Pontal da Santa Cruz

31 de outubro de 2012 - 16:26

O projeto executivo já está sendo elaborado e em seguida será licitado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, irá reconstruir o monumento do Pontal da Santa Cruz, no município de Santana do Cariri, que desabou no último dia 21 de outubro. A informação é do secretário das Cidades, Camilo Santana, que afirmou que técnicos  da Secretaria das Cidades  já trabalham na elaboração do projeto executivo.

O cruzeiro que simboliza a passagem do século na Região fica localizado  num mirante e é um dos espaços  mais visitados do município .  O monumento  integra um dos nove geossítios que compreendem o território Geopark Araripe, onde estão sendo investidos aproximadamente R$ 215 mil em projetos executivos que visam intervenções de melhorias da infraestrutura de todos os espaços geológicos. No último mês de setembro,  os nove geossítios, incluindo o Pontal de Santa Cruz, foram contemplados com ações de sinalização turística, viária e totens descritivos que contam a história de cada local.

Os recursos para a reconstrução do monumento serão assegurados pelo Programa Cidades do Ceará Cariri Central, que está investindo em toda a Região do Cariri cerca de R$130 milhões em obras estruturantes. Conforme Camilo Santana, até o fim do ano o projeto executivo para a reconstrução do monumento do Pontal da Santa Cruz, estará concluído. “Após a conclusão do projeto executivo, a Secretaria das Cidades licitará a empresa que será responsável pela obra”, destaca. A expectativa é de que a execução dos serviços tenha início em meados de 2013.

Pontal da Santa Cruz

O Pontal da Santa Cruz é um dos nove geossítios que integram o complexo do Geopark Araripe. O cruzeiro, monumento erguido a mais de 750 metros acima do nível do mar, pesando cerca de 17 toneladas e com 20 metros de altura, instalado há mais de 10 anos, marcou a passagem do século na região do Cariri. A maior parte do símbolo caiu sobre a plataforma do mirante, no alto da Chapada do Araripe. O desabamento da cruz aconteceu no último dia 21 de outubro.

31.10.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades