Cariri: Aterro sanitário consorciado será implantado em Caririaçu

22 de janeiro de 2013 - 09:52

A definição do município foi anunciada durante reunião do secretário Camilo Santana com prefeitos da Região

O secretário das Cidades, Camilo Santana, em reunião com prefeitos da Região do Cariri, nesta segunda-feira (21), anunciou que o Aterro Sanitário Regional do Cariri será implantado no município de Caririaçu. A decisão se deu após análises técnicas favoráveis e aprovação dos novos gestores municipais. Durante o também foram apresentados os custos operacionais e o status do licenciamento ambiental, já encaminhado à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e previsto para ser liberado em fevereiro.

O novo projeto terá investimentos do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, de R$ 20 milhões. Será no município de Caririaçu, na divisa com o município de Juazeiro do Norte.  Duas audiências serão realizadas em Caririaçu para que o projeto seja debatido com a  população.

“Com a implantação desse aterro nós eliminaremos um problema muito grave nos municípios, que são os lixões, e com isso eliminaremos também um problema de saúde pública”, destacou Camilo Santana.

O titular da SCidades informou ainda que a Secretaria foi selecionada recentemente para o projeto “Catadores e Catadoras em Redes Solidárias”, por meio do Programa Pró-Catador, do Ministério do Trabalho/Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), em parceria com o MDS. O projeto será desenvolvido de forma integrada pela Secretaria das Cidades. Além de fomentar o debate sobre a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, as equipes trabalharão para sensibilizar as prefeituras sobre a importância de garantir a participação dos catadores na prestação dos serviços de coleta. A previsão é de investimentos da ordem de R$ 7 milhões.

Para o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, a Secretaria das Cidades está colocando fim a um problema crônico das cidades, que são lixões a céu aberto, e com isso o lixo terá um tratamento adequado.

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades com informações de Bruno Morais
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249