Banco KFW financia projetos de saneamento rural no CE

22 de fevereiro de 2013 - 17:03

Dois programas estão sendo executados no Ceará. São eles,os Programas KFW Ceará II e III  

O saneamento rural em áreas rurais do Ceará foi o eixo central de reunião entre o secretário das Cidades, Camilo Santana, e o representante do banco alemão KFW, Thomaz Victor, na tarde desta sexta-feira (22), na sede da Secretaria. Também participaram do encontro, o secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi, o coordenador de Meio Ambiente e Saneamento da Pasta, Edmundo Olinda, o diretor da Cagece, Francied Ciríaco, além dos gerentes  Antonio Neto, (a UGP/Cagece) e Helder Cortez (Gesar/Cagece). Durante o encontro, foi apresentado o andamento de dois programas em execução no Estado.

O banco KFW é uma instituição alemã de fomento ao desenvolvimento socioeconômico. No Ceará, financia dois programas em execução pela Secretaria das Cidades. O primeiro deles é o Programa KFW Ceará II, no qual está prevista a construção de 30 sistemas de abastecimento de água, além da implantação de três mil Módulos Sanitários Domiciliares (MSD) em localidades rurais. O outro programa é o KFW Ceará III, que prevê outros sistemas de esgotamento sanitários também em comunidades rurais.

O investimento previsto para o Programa KFW Ceará II é da ordem de R$ 62 milhões, incluindo os recursos financiados pelo banco e a contrapartida do Governo do Ceará. Já o KFW Ceará III representa aporte de recursos da ordem R$ 7,8 milhões (também financiados pela instituição alemã com contrapartida do Estado). Representantes da consultoria Mac’s, que dá apoio técnico aos programas, também participaram da reunião.

22.02.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades
Ana Cristina Cavalcante