PNHR é discutido por representantes de instituições financeiras

15 de maio de 2013 - 13:25

O encontro, aberto pelo secretário das Cidades, Camilo Santana, reuniu membros do Banco do Brasil, da Caixa e integrantes de entidades organizadoras

Representantes de entidades civis do Ceará participaram nesta quarta-feira (15) de capacitação e orientação para a execução do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) no Estado. O encontro, aberto pelo secretário das Cidades, Camilo Santana, reuniu membros do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, bem como integrantes de entidades organizadoras, cooperativas, associações e sindicatos.

O PNHR tem por finalidade conceder subsídios com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) às famílias cadastradas na modalidade rural do programa habitacional. O Governo do Estado por meio da Secretaria das Cidades  aporta recursos financeiros e dá suporte técnico na execução das obras nos municípios cearenses. As ações consistem na aquisição de material para a construção, conclusão ou reforma da unidade habitacional.

As entidades organizadoras são responsáveis pelo cadastramento do grupo de beneficiários e pela promoção ou produção dos novos lares. Participam do programa de habitação rural pessoas físicas, trabalhadores rurais e agricultores familiares, com renda bruta anual de até R$ 15 mil, que estejam devidamente registradas no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

PNHRSegundo Camilo Santana, os encontros de capacitação e orientação tem como principio básico explanar as diversas situações da habitação rural no nosso Estado, apoiamos o programa federal, por meio de aporte financeiro e suporte técnico. “Com o PNHR estamos diagnosticando com maior propriedade as demandas da população cearense da área rural. Nossa meta é garantir ao agruicultor ou a dona de casa, a casa própria ou melhoria habitacional”, conclui o secretário.

De acordo com o gerente de negócios do Banco do Brasil, Tarcísio Silva, é com grande satisfação que a instituição financeira esclarece todos os critérios e requesitos necessários  para assegurar o cadastro dos beneficiáros que integram o programa habitacional. “O nosso objetivo é explanar às entidades os métodos viáveis para garantir e assegurar o bom desenvolvimento do PNHR no estado do Ceará”, observa o gerente.

Para a coordenadora executiva da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Cristina Nascimento, a questão da habitação é algo muito mais complexo, o qual precisamos discutir e compreender melhor a execução da política habitacional do Ceará. “A nossa expectativa, enquanto entidades organizadoras, é esclarecer e estabelecer as diversas formas de promoção do programa habitacional no Interior”, disse.

15.05.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades