Representantes da SCidades participam 5ª Conferência da Cidade de Fortaleza

23 de maio de 2013 - 11:51

Representantes da Secretaria das Cidades participam nesta quinta-feira (23) da 5ª Conferência da Cidade de Fortaleza, com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”. O encontro segue até esta sexta-feira (24).

De acordo com a coordenadora de Relações Institucionais da Secretaria das Cidades, Janaina Farias, presente ao evento, é fundamental o apoio e estímulo aos municípios para a geração de ideias e projetos que garantam a qualidade e o crescimento organizado das cidades cearenses. Ela informa ainda que a Secretaria, através do ConCidades, realizou conferências em todas as regiões do Estado.

 

Metas e objetivos

Etapa local do ciclo de conferências promovidos pelo Ministério das Cidades, que inclui também a 5ª Conferência Estadual e Nacional das Cidades, a 5ª Conferência de Fortaleza tem a meta de aprofundar e propiciar a participação popular para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistemas Nacional e Municipal de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas; sensibilizar e mobilizar a sociedade local para o estabelecimento de agenda, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes no Município de Fortaleza; e estimular instrumentos de garantia da gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano no Município de Fortaleza, sempre valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões.

Entre seus objetivos, a 5ª Conferência deverá propor diretrizes que orientarão a política de participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano ( SNDU) e no Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU); a elaboração de instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial; sugerir políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade; e eleger delegados para a etapa estadual da Conferência.

 

Assessoria de Imprensa