SCidades: Cid Gomes visita obras de habitação e mobilidade

25 de julho de 2013 - 19:02

Acompanhado de Camilo Santana, Cid visitou o canteiro de obras do Cidade Jardim e as obras de urbanização do Rio Maranguapinho

O governador Cid Gomes vistoriou nesta quinta-feira (25) obras de habitação, urbanização e de mobilidade urbana em execução em Fortaleza. Acompanhado do secretário das Cidades, Camilo Santana, e de representantes das comunidades, Cid visitou o canteiro de obras do Cidade Jardim – maior conjunto habitacional do Nordeste -, as obras de urbanização do Rio Maranguapinho, a construção dos túneis da avenida Washington Soares e as obras do VLT Parangaba Mucuripe.

No Cidade Jardim, o Governador pôde acompanhar o andamento da construção dos mais de 5 mil apasrtamentos que beneficiarão famílias sem-teto e que terão imóveis desapropriados. O Cidade Jardim é um projeto do Governo do Estado, executado em parceria com o Governo Federal,  e será o maior conjunto habitacional do Nordeste. Serão 5.536 famílias beneficiadas, resultando em mais de 24 mil pessoas morando em um local digno, com sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário e urbanizado.  Localizado na Avenida Perimetral, o empreendimento atenderá famílias beneficiadas pelos programas habitacionais do Governo do Ceará, além de famílias que compõe movimentos sociais.

O condomínio tem  investimento de R$ 352 milhões, que serão destinados à construção de 5.536 apartamentos com 43 metros quadrados cada, distribuídos em 346 blocos. O Cidade Jardim contará também com 13 quadras esportivas, 115 playgrounds, três pistas de skate, quatro campos de futebol, 42 salões de festa. Além da infraestrutura comum a todos os moradores, o Governo do Estado vai atender diversos setores como saúde, educação e segurança. Serão construídas três creches, uma Escola de Ensino Médio e uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, já em funcionamento.

Visita - Cidade JardimA primeira etapa do projeto beneficiará as famílias que já viviam no local. Em um segundo momento serão beneficiadas as pessoas que construíram suas residências na faixa de domínio da REFFSA, onde está em construção o Ramal Parangaba-Mucuripe, ligando esses dois bairros através do sistema rodoviário de Veículos Leve sob Trilhos (VLT). A última etapa vai beneficiar famílias cadastradas em programas habitacionais do Estado, através da Secretaria das Cidades.

O projeto Rio Maranguapinho, considerado a maior intervenção urbana do País, está beneficiando cerca de 350 mil pessoas de Fortaleza e de Maracanaú. Estão sendo executadas obras de dragagem, construção de conjuntos habitacionais, urbanização das margens do rio e barragem de contenção para evitar as cheias do rio. Estão sendo investidos mais de R$ 400 milhões do Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e do Governo do Estado. Com a conclusão do Projeto Maranguapinho um total de 9.422 famílias que moram nas margens do rio serão reassentadas. As famílias remanescentes nas proximidades do rio também serão beneficiadas com as obras de urbanização ao longo da extensão do rio, com a construção de vias paisagísticas, ciclovias, calçadão, nas duas margens, além da implantação de equipamentos de lazer. O projeto prevê, ainda, a urbanização de 44,44 quilômetros de vias, numa extensão que compreende os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape.

25.07.2013
Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades