Conferência Estadual: inscrições de delegados estão abertas

23 de agosto de 2013 - 12:14

Ao todo, 414 conselheiros eleitos nas conferências municipais deverão realizar o cadastro no site da Secretaria das Cidades

A Secretaria das Cidades abre inscrições para os delegados que participarão da 5ª Conferência Estadual das Cidades. Ao todo, 414 delegados eleitos nas conferências municipais deverão realizar o cadastro no site da Pasta (www.cidades.ce.gov.br). No total a Conferência contará com 540 delegados, sendo 58 do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades) e 68 das instituições indicadas pelo Conselho.

Na Conferência Estadual que ocorre de 18 a 20 de setembro os representantes dos municípios cearenses destacarão as propostas definidas, em suas conferências, a fim de que sejam estabelecidos os projetos prioritários que serão apresentadas na Conferência Nacional em novembro. O evento acontecerá no Centro de Eventos do Ceará.

De acordo com Francisco Lopes, secretário executivo do ConCidades-CE, é fundamental a presença e participação de todos os delegados, no intuito de estimular os municípios para a geração de ideias e projetos que garantam os interesses municipais e estaduais, bem como a qualidade e o crescimento urbano organizado nas cidades cearenses. “O Conselho Estadual das Cidades teve o compromisso e a responsabilidade de realizar seminários de sensibilização para conscientizar os municípios da importância das conferências locais”, observa Lopes.

Com o tema: “Quem muda a cidade somos nós. Reforma urbana já”, a edição de 2013 tem como meta fomentar debates e construção de propostas para o avanço das política públicas nas cidades. A 5ª Conferência deverá também propor diretrizes que orientarão a participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano ( SNDU) e no Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU); a elaboração de instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial; sugerir políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade; e eleger delegados para a etapa estadual da Conferência.

23.08.2013
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades