Secretário das Cidades abre a 5ª edição da Conferência Estadual das Cidades

18 de setembro de 2013 - 15:50

O evento, promovido pelo Governo do Estado, segue até a próxima sexta-feira (20)

O secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, realizou nesta quarta-feira (18) a abertura da 5ª Conferência Estadual das Cidades, em Fortaleza. O encontro promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, tem como objetivo discutir temas como o planejamento das cidades em áreas como saneamento, mobilidade urbana, meio ambiente, entre outras. O evento segue até a próxima sexta-feira (20).

Nesta edição a Conferência Estadual das Cidades tem como tema “Quem muda as cidades somos nós: – Reforma Urbana Já!”. Centenas de pessoas estarão reunidas afim de debater temáticas pautadas nas conferências municipais realizadas em 143 municípios cearenses.

A Conferência tem por finalidade fomentar e estabelecer as definições das discussões com a realização de palestras, apresentação de propostas por eixos temáticos, bem como aprovação do encontro estadual. As propostas debatidas entre os gestores e sociedade civil serão levadas para a conferência nacional, que será realizada entre os dias 20 e 24 de novembro em Brasília.

Slide2

Neste primeiro dia de encontro o titular das Cidades, ressaltou a importância da realização da Conferência das Cidades, destacou o compromisso do governo e dos representantes nas discussões dos diversos temas que garantem o avanço e o crescimento das cidades do Ceará. “As cidades brasileiras estão se reconstruindo a partir da ação direta da sociedade, de grupos formados pelo movimento social e pelo poder público. Precisamos estar dispostos a discutir e elaborar de forma específica a integração dos municípios” afirma.

O gestor estadual, ainda destacou as parcerias entre o Governo do Estado, conselhos e sociedade civil, que  são fundamentais nas execuções dos diversos projetos para os municípios. “A Secretaria das Cidades tem como um dos principais elementos, a democracia participativa”.

Slide1A Pasta, desde o inicio de 2013 promoveu seminários de sensibilização em preparação para as conferências municipais. “As conferências em  suas esferas, municipal, estadual e nacional, integram a política do Ministério das Cidades e são relevantes para assegurar discussões sobre habitação, saneamento, mobilidade urbana e etc. Nosso objetivo final a realizar a conferência, não é apenas pautar questões urbanas na agenda governamental. Mas sim tranformar em políticas públicas as necessidades a aspirações da população cearense”, finalizou Ferrentini.

Para o deputado estadual, Camilo Santana, que representou a Asssembleia Legislativa do Ceará na abertura da Conferência, a participação dos conselhos é fundamental para desenvolver questões que determinam as prioridades locais de cada região ou município do Estado. “Os conselhos são responsáveis pelas políticas públicas realizadas em todo o Ceará. Precisamos conceder um olhar todo especial para esses grupos, pois suas atividades fomentam o fortalecimento dos municípios cearenses”, observa Camilo.

De acordo com Goreti Fernandes, representante da Comissão do Conselho Estadual das Cidades, os segmentos diagnosticados e apontados nesta edição estadual, caracterizam o perfil das carências do Ceará. “A importância de um evento como a 5ª Conferência Estadual das Cidades, é uma responsabilidade de todos, no que diz respeito a composição do exercício da cidadania. É interessante observamos e refletirmos o tema deste encontro, ‘Quem muda as cidades somos nós: – Reforma Urbana Já!’”, destaca.

No período da tarde está sendo apresentado o painel do evento que aborda os desafios na construção do diálogo entre as políticas habitacionais nas cidades brasileiras. Também acontecerá a leitura e aprovação do regulamento da 5ª Conferência Estadual das Cidades.

18.09.2013
comunicação@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades