Secretário das Cidades discute aterro do Cariri em videoconferência

7 de novembro de 2013 - 17:11

Técnicos da Coordenadoria de Saneamento (Cosan) e do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central, também participaram do encontro

O secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, participou nesta quinta-feira (08) de videoconferência com os consultores do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial/Bird). No encontro o tema abordado foi a implantação do Aterro Sanitário Regional Consorciado do Cariri. Técnicos da Coordenadoria de Saneamento (Cosan) e do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central, também participaram da videoconferência.

Na reunião foram apresentadas as últimas definições propostas pelo Banco Mundial para o inicio de execução do projeto do aterro sanitário, na Região. Na ocasião também foram apontados e discutidos os detalhes ambientais que envolvem o projeto desenvolvido pela Secretaria das Cidades.

Segundo o titular das Cidades é necessário acompanhar de forma criteriosa todos os passos e benefícios que a implantação do Aterro pode proporcionar. “A nossa proposta, é partilhar experiências e agregar funcionalismo aos resíduos sólidos da região do Cariri. Por meio disso não estamos apenas eliminando ‘lixo’, mas estamos resolvendo um problema de saúde pública e ambiental. Estamos também  garantindo qualidade de vida para a população” afirma Ferrentini.

Para o coordenador de Saneamento da SCidades, Edmundo Olinda, o Aterro trará desenvolvimento e gerará mais de 100 empregos diretos. “E isso tem sido a grande demanda da população que além de solucionar a questão do lixo, com a chegada do aterro sanitário, as pessoas poderão ter uma melhor qualidade de vida.”, observou Olinda.

Durante a última missão do Banco Mundial ao Ceará, na última semana de outubro, foi eleita a nova presidência e o conselho fiscal do consórcio do Aterro Sanitário Regional do Cariri. O novo presidente é o prefeito do município de Farias Brito, Vandevelder Freitas, o qual comandará, por dois anos, as atribuições competentes aos membros do conselho. O vice-presidente eleito foi o prefeito de Caririaçú, João Marcos Pereira.

07.11.2013
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades