Fortaleza: equipe da Cagece recebe relatora especial da ONU

17 de dezembro de 2013 - 11:13

O encontro teve como objetivo avaliar as condições de saneamento nas classes menos favorecidas e fazer um diagnóstico dos direitos humanos

Fortaleza foi uma das cinco cidades escolhidas pela relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre água e saneamento, Catarina de Albuquerque, para a visita de 10 dias ao Brasil. O encontro teve como objetivo avaliar as condições de saneamento nas classes menos favorecidas e fazer um diagnóstico dos direitos humanos no setor. A relatora , reuniu-se nesta segunda-feira (16) com a diretoria colegiada da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). As demais cidades visitadas são: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belém.

No diagnóstico constará uma análise da situação dos sistemas de água e de esgoto em assentamentos irregulares, favelas e comunidades rurais, com atenção especial para os locais que tenham ausência de água potável e tratamento de esgoto e quais os impactos desse fato na saúde dos moradores.

O diagnóstico preliminar das visitas será apresentado em uma entrevista coletiva marcada para o próximo dia 19, na sede do Pnud, em Brasília. O relatório final, com as conclusões da relatora e as recomendações ao governo brasileiro, será apresentado na próxima sessão do Conselho de Direitos Humanos, prevista para acontecer em setembro de 2014.

Também participaram da reunião, Osvaldo Garcia, secretário nacional de saneamento ambiental do Ministério das Cidades; João Guilherme Fernandes Maranhão, diplomata da Divisão de Direitos Humanos do Ministério das Relações Exteriores; Marcelo de Paula N Lelis, gerente de Projetos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades; Denise Hauser, membro do comissariado de Direitos Humanos da ONU e Anderson Nakamura, Oficial da ONU.

17.12.2013
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades com informações da Cagece
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades