Secretário adjunto das Cidades participa de Seminário Regional em Iguatu

15 de maio de 2014 - 11:13

O evento tem como objetivo fomentar o incentivo e a implantação dos Conselhos Municipais das Cidades

O secretário adjunto das Cidades, Mário Fracalossi, participa, na manhã desta quinta-feira (15), no município de Iguatu, do II Seminário Regional de Incentivo e Implantação dos Conselhos Municipais das Cidades. A realização dos seminários está prevista nas diretrizes estabelecidas na 5ª Conferência Estadual das Cidades e na 5ª Conferência Nacional das Cidades. As ações também constam do Plano de Ação para o período de 2014-2016 do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades).

O apoio à criação e ao fortalecimento dos Conselhos Municipais das Cidades tem por objetivo final efetivar o funcionamento do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; incentivar a ampliação e o aperfeiçoamento dos mecanismos de participação e controle social; além de fortalecer a articulação com os órgãos colegiados municipais e regionais de desenvolvimento urbano, priorizando repasses, convênios e parcerias.

IMG-20140515-WA0007Segundo Fracalossi os encontros municipais são fundamentais pois é a oportunidade que temos de ouvir as demandas e reivindicações das cidades. “Nossa intenção é promover, junto a sociedade civil, um amplo debate e elaborar pontos a fim de que possam ser executados”, afirmou. Ainda de acordo com o secretário adjunto, é necessário que os participantes tenham empenho e assumam o compromisso de serem multiplicadores dessa proposta que tem como objetivo a otimização dos municípios cearenses.

No total, serão realizados nove seminários regionais que tem como meta proporcionar a criação de uma rede de conselhos municipais e para garantir a estruturação mínima para a constituição do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU, que vai articular as instâncias de participação social das cidades entre as três esferas de governo. Os próximos seminários ocorrerão em Crateús (20.05), Sobral (21.05), Itapajé (27.05), São Benedito (28.05), Quixeramobim (03.06), Russas (04.06) e Fortaleza (09.06).

15.05.2014
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades