Itapajé: secretário das Cidades participa de Seminário Regional

26 de maio de 2014 - 14:04

O evento tem como objetivo fomentar o incentivo e a implantação dos Conselhos Municipais das Cidades

O secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, participa, nesta terça-feira (27), no município de Itapajé, do V Seminário Regional de Incentivo e Implantação dos Conselhos Municipais das Cidades. O Conselho Estadual das Cidades do Ceará (ConCidades) é o responsável pelos encontros que estão previstos nas diretrizes estabelecidas na 5ª Conferência Estadual das Cidades e na 5ª Conferência Nacional das Cidades. As ações também constam do Plano de Ação para o período de 2014-2016 do Conselho.

Para o titular da Pasta, o apoio à criação e ao fortalecimento dos Conselhos Municipais das Cidades tem por objetivo final efetivar o funcionamento do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. “A ideia é incentivar, por meios dos seminários de sensibilização e as suas respectivas discussões, a ampliação e o aperfeiçoamento dos mecanismos de participação e controle social; além de fortalecer a articulação com os órgãos colegiados municipais e regionais de desenvolvimento urbano, priorizando repasses, convênios e parcerias”, destaca Ferrentini.

No total, serão realizados nove seminários regionais que tem como meta proporcionar a criação de uma rede de conselhos municipais e para garantir a estruturação mínima para a constituição do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU, que vai articular as instâncias de participação social das cidades entre as três esferas de governo. Os próximos seminários ocorrerão em São Benedito (28.05), Quixeramobim (03.06), Russas (04.06) e Fortaleza (09.06).

26.05.2014
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades