Famílias de Crateús recebem 620 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida

20 de março de 2018 - 09:22 #

Centenas de famílias sertanejas realizaram, nesta sexta-feira (16), o sonho de ter a moradia própria. No município de Crateús, o Governo do Ceará entregou 620 casas nos residenciais Dom Fragoso I e II. As unidades habitacionais integram o Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. As obras envolveram investimento de R$ 39,13 milhões, sendo R$ 2,55 milhões de contrapartida do Estado.

A inauguração dos conjuntos de casas foi realizada com a presença do governador Camilo Santana, acompanhado do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, do vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson Antonio de Souza, e do titular da Secretaria das Cidades, pasta responsável pela execução dos empreendimentos, o secretário Jesualdo Farias, além do prefeito de Crateús, Marcelo Machado.

“Aqui a gente vê a alegria de pessoas por terem as vidas melhoradas. Aquelas pessoas que antes viviam do aluguel, tirando do sofrido orçamento um dinheirinho para pagar, e que agora vão ter a sua casa própria, podem afirmar ‘é minha’, é um teto para os seus filhos, dois quartos bonitos, banheiro com cerâmica. É uma satisfação e emoção muito grande poder entregar essa obra, e nos motiva a continuar trabalhando para realizar mais ações para o povo”, disse o governador.

Também estiveram na solenidade em Crateús, o deputado federal Odorico Monteiro, os deputados estaduais Carlos Felipe, Jeová Mota, Walter Cavalcante e Danniel Oliveira, além de lideranças políticas da região.

Um lar digno

O terreno desta etapa do Minha Casa Minha Vida foi distribuído em dois blocos de residências. No Dom Fragoso I, são 315 casas. Já o Dom Fragoso II conta com 305 unidades habitacionais. Antes da cerimônia de entrega das casas, o governador e sua comitiva visitaram o interior de uma das casas. Camilo Santana conversou com os novos moradores.

A crateuense Antonia Edileusa, 30, foi a primeira dos beneficiados a poder entrar na casa nova. Junto ao governador, teve o acesso tão desejado a um canto só seu e de sua família. Para ela, o que mais o povo quer com a casa própria é ter uma morada digna, privacidade e conforto.

“Eu esperei a minha vida toda poder ter a certeza de que uma casa era minha. É uma alegria muito grande, uma emoção muito forte. Mesmo que eu tente descrever com palavras, não vou conseguir. Só entende quem vive as nossas dificuldades. Vou ter um lugar bom para criar meus quatro filhos, morar com meu marido, viver melhor”, comemorou emocionada.

Com Maria Sofia nos braços da esposa Paulina Rodrigues, o comerciante Francisco Ernando suspirava aliviado a espera do início da cerimônia no Residencial Dom Fragoso. Guarda consigo a certeza de que, nos próximos dias, já estará acomodado com a família na sua casa nova.

“A gente sempre vive no sufoco. Só de não depender de aluguel, poder respirar e ter certeza que vamos ter o de morar sempre, isso é uma conquista. A gente ganha mais motivação e esperança de que as coisas podem melhorar”, relatou.

Avanço habitacional no Estado

Desde 2015, foram entregues em todo o Estado 20.481 unidades habitacionais, incluindo obras do Programa Minha Casa Minha Vida, convênios com municípios e Projeto Maranguapinho. Destas, 19.834 casas fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), com destaque para as regiões mais populosas e onde há um deficit habitacional mais latente: Região Metropolitana de Fortaleza, Cariri e Norte do Estado. As moradias do MCMV totalizaram um investimento de R$ 1,34 bilhão. Até o final de 2018, há previsão de entrega de 17.450 unidades habitacionais.

Apenas em Crateús, o Governo do Ceará entregou 861 unidades habitacionais, beneficiando 3.548 pessoas, com um investimento total de R$ 52,3 milhões. Ainda há em construção 35 casas, por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, um investimento de R$ 1.137.500.

Compromisso com Crateús

Durante o evento, o governador Camilo Santana também reforçou com o prefeito da cidade, Marcelo Machado, que o Governo do Ceará está realizando em Crateús ações importante, como as construções de uma Escola de Educação Profissionalizante e de uma Areninha.

Na Segurança Pública, o Estado já implantou uma unidade do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e, ainda neste semestre, instalará por completo o sistema de videomonitoramento policial em lugares estratégicos do município.

Ouça

O governador Camilo Santana destacou que a realização é resultado de um esforço coletivo, que mobilizou as esferas municipal, estadual e federal para alcançar o objetivo em comum de trazer uma política de habitação sólida aos mais pobres.

O governador Camilo Santana percorreu o empreendimento e conversou com os novos moradores. Ele destacou projetos que estão sendo executados pelo Governo do Ceará no município.