Secretaria das Cidades recebe representantes do Banco KfW, da Embaixada da União Europeia e do Governo Alemão em Missão de Acompanhamento do Programa Águas do Sertão

29 de novembro de 2021 - 10:58 # # # # # # # #

A Secretaria das Cidades, por meio da Unidade de Gerenciamento do Programa Águas do Sertão – UGP PAS, recebeu entre os dias 22 e 27 de novembro, representantes do Banco KfW, da Embaixada da União Europeia e do Governo Alemão em Missão de Acompanhamento do Programa, marcando a retomada das ações presenciais.

Durante a semana, foram realizadas reuniões para discussão sobre o andamento dos trabalhos, bem como atividades de campo para observação dos avanços das obras nas comunidades beneficiadas. No primeiro dia, segunda-feira dia 22 de novembro, após a acolhida pela Secretaria das Cidades, CAGECE e Instituto SISAR,o grupo se deslocou à Comunidade de Cristais em Cascavel, para visita a um sistema de abastecimento de água em funcionamento.

Na terça dia 23, foi realizada uma visita ao Sistema Integrado de Saneamento Rural da Bacia do Baixo e Médio Jaguaribe (SISAR BBJ), no município de Russas, onde a equipe do Banco KfW pôde acompanhar os trabalhos da equipe do SISAR, bem como visitar a obra da nova sede do SISAR, que está sendo construída com recursos da Cooperação Alemã.

Segundo Negreiros Bastos, Coordenador do Programa Águas do Sertão, o encontro com o KfW “é uma oportunidade para alinhar as discussões sobre o Programa e avançar no atendimento das comunidades rurais que precisam de saneamento básico”

O Presidente do SISAR BBJ, Francisco Rodrigues, destaca que “o KfW com seus grandes financiamentos é destaque no apoio ao desenvolvimento das comunidades rurais no Estado do Ceará, com impacto para a população que precisa de água de qualidade, água potável, trazendo mais dignidade ao povo cearense”.

Na quinta-feira dia 25 de novembro a pauta foi o apoio do Fundo de Investimentos para América Latina (LAIF) da União Europeia (UE) ao Programa Águas do Sertão. Estiveram na Secretaria das Cidades, além dos representantes do KfW, o Sr. Stefan Agne – Conselheiro Chefe da Seção de Cooperação da UE e a representação da Embaixada Alemã, Sra. Petra Schmidt – Ministra-Conselheira, Desenvolvimento Sustentável. Na pauta, o Secretário Executivo de Saneamento Paulo Henrique Lustosa apresentou o planejamento para o investimento do LAIF no âmbito das Medidas Complementares do Programa Águas do Sertão.

A programação foi encerrada na última sexta-feira (26/11) com a visita da Embaixada da União Europeia e comitiva representando a Embaixada Alemã e o Banco KfW ao Palácio da Abolição, onde foram recebidos pelo Governador Camilo Santana, em celebração à assinatura do Contrato de Doação do Fundo de Investimentos para América Latina (LAIF), oriundo dos países parceiros da União Europeia. Na ocasião foi oficializada a doação de 7 milhões de euros (R$ 44,2 milhões) para a universalização do acesso à água tratada e de qualidade às comunidades rurais cearenses.

Na ocasião estiveram presentes os secretários Zezinho Albuquerque, da Secretaria das Cidades, Chagas Vieira, da Casa Civil; e o secretário-executivo de Saneamento da SCidades, Paulo Henrique Lustosa; o presidente da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), Neuri Freitas; o assessor especial para Assuntos Internacionais, Cesar Ribeiro; o diretor-presidente do Instituto Sistema Integrado de Saneamento Rural (Instituto Sisar), Marcondes Ribeiro e Negreiros Bastos, Coordenador do Programa Águas do Sertão.

Na sequência, a comitiva da União Europeia e Alemã, juntamente com a diretoria do KfW, seguiu para Sobral para visita à Sede do SISAR e também à comunidade de Parapuí no município de Santana do Acaraú.

Saiba Mais:

O Programa Águas do Sertão é desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da SCidades, com parceria da CAGECE com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural cearense às secas e à escassez de água, melhorando as condições de saúde e qualidade de vida, através da implantação de soluções de abastecimento de água e esgotamento sanitário, ao mesmo tempo em que objetiva consolidar o Modelo de Gestão SISAR com ações de capacitação, treinamentos e fortalecimento de sua infraestrutura.