SCidades assina ordem de serviço para implantação da rede de esgotamento sanitário do Conjunto Palmeiras, em Fortaleza

11 de abril de 2022 - 11:57 # # # #

Na manhã do último sábado (9), O secretário executivo de saneamento da Secretaria das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, a governadora Izolda Cela e o diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, assinaram a ordem de serviço para dar início às obras de implantação do sistema de abastecimento de água no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza.

Com investimento total de R$ 90.900.000,00, provenientes de recursos próprios da Cagece e do Banco do Nordeste (BNB), as obras irão garantir mais qualidade de vida e infraestrutura às famílias do Bairro Conjunto Palmeiras e áreas adjacentes como Planalto Palmeiras e Jangurussu.

O sistema de esgotamento sanitário contemplará a execução de quase 57 km de rede coletora, a construção de quatro estações elevatórias e uma estação de tratamento, além de 7.128 novas ligações domiciliares e 6.435 novas ligações intradomiciliares.

O projeto ainda prevê substituições das redes coletoras existentes por redes convencionais, a desativação de Sistemas Isolados de tratamento para concentração em uma única Estação de Tratamento de Esgoto, com capacidade de tratamento ampliada e nova tecnologia para torná-la mais robusta e eficiente.

“Essa obra é parte do compromisso de até 2033, que é o prazo legal, universalizar o esgoto na cidade de Fortaleza. Cagece e Governo do Ceará já estão prontos para lançar o edital de uma Parceria Público-Privada que, no prazo da lei, vai contemplar todas as famílias de Fortaleza com água e esgoto na forma que exige o novo Marco do Saneamento. Esse é um comprimisso da Política Estadual de Saneamento” afirmou o secretário de saneamento da SCidades, Paulo Henrique Lustosa.

A assinatura da ordem de serviço contou com a presença dos secretários Nelson Martins, de Relações Institucionais da Casa Civil, e Chagas Vieira, secretário-chefe da Casa Civil; do prefeito de Fortaleza, José Sarto; e outras autoridades.