Núcleo Estadual de Apoio a Arranjos Produtivos Locais do Ceará

23 de fevereiro de 2012 - 13:15

Histórico

A lógica do apoio aos APL parte do pressuposto de que diferentes atores locais (empresários individuais; sindicatos; associações; entidades de capacitação, de educação, de crédito, de tecnologia; agências de desenvolvimento, entre outras) podem mobilizar-se e, de forma coordenada, identificar suas demandas coletivas, por iniciativa própria ou por indução de entidades envolvidas com o segmento.

Para estimular e comprometer as lideranças dos APL nos processos de desenvolvimento e nas articulações institucional e empreendedora, o Governo Federal buscou o envolvimento de governos e instituições estaduais, no sentido de fortalecer a política de apoio a arranjos produtivos locais. Nesse contexto, os Núcleos Estaduais desempenham o papel de organizar as demandas dos APL locais, analisar suas propostas e promover as articulações institucionais com vistas ao apoio demandado.

No Ceará, o alinhamento do Governo do Estado à Política Nacional de Apoio ao Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais encontra-se bem caracterizado em medidas como:

•    A instituição do Núcleo Estadual de Apoio a Arranjos Produtivos Locais (NEA APL-CE), através do Decreto Nº 28.810, de 03 de agosto de 2007.

•    A inserção, em sua Política de Desenvolvimento, da seguinte diretriz: “implementar mecanismos de estímulo ao processo de desenvolvimento regional endógeno do Estado, mediante a execução de ações de incentivo às atividades econômicas mais competitivas, voltadas para a criação de novas oportunidades de geração de emprego e renda nas regiões estratégicas selecionadas, visando à redução das desigualdades inter-regionais.”

O Núcleo Estadual de Apoio a Arranjos Produtivos Locais do Ceará é coordenado pela Secretaria das Cidades e constitui importante instrumento do Estado para articulação junto ao Governo Federal, através do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais – GTP APL, do Ministério do Desenvolvimento Indústria a Comércio Exterior – MDIC.

Missão NEA APL-CE: Coordenar ações de fortalecimento e sustentabilidade dos arranjos produtivos locais do Ceará.

Composição:

Integram o Núcleo Estadual de Apoio a Arranjos Produtivos Locais do Ceará:

•  Secretaria das Cidades – CIDADES.

•  Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – SECITECE.

•  Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA.

•  Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG.

•  Secretaria da Pesca e Aquicultura – SPA

•  Secretaria do Turismo – SETUR.

•  Secretaria da Cultura – SECULT.

•  Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS.

•  Conselho Estadual de Desenv. Econômico – CEDE / Ag. de Desenv. do Estado do Ceará – ADECE.

•  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE.

•  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC.

•  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.

•  Instituto Euvaldo Lodi – IEL.

•  Instituto Agropolos do Ceará – IAC.

•  Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia/Ceará –IFCE.

•  Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – IDT.

•  Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC.

•  Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis – IDER.

•  Empresa Brasileira de Pesq. Agropecuária / Centro Nac. de Pesq. de Agroindústria Tropical – EMBRAPA/CNPAT.

•  Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC.

•  Banco do Brasil S.A. – BB.

•  Banco do Nordeste do Brasil S.A. – BNB.

•  Universidade Estadual do Ceará – UECE.

•  Universidade Regional do Cariri – URCA.

•  Incubadora de Cooperativas Populares de Autogestão do Ceará – UFC.

•  Serv. de Política e Desenv. Agropecuário da Super. Federal de Agricultura do Ceará – SEPDAG/SFA-Ce.

•  Federação do Comércio do Estado do Ceará – FECOMÉRCIO.

•  Serviço Nacional Aprendizagem/Federação de Agricultura do Estado do Ceará – SENAR/FAEC.

•  Sistema OCB/Sescoop-Ce.

•  Coordenação e Representantes Institucionais

•  Memórias das Reuniões do Núcleo Estadual de Apoio a APL do Ceará

Plano de Desenvolvimento Preliminar – PDP

A função do PDP é expressar, em um único documento, o esforço de reflexão e de articulação local que contemple informações a respeito dos desafios e oportunidades de negócio dos APL, de suas ações que estão sendo implementadas ou até mesmo as que estão sendo desenvolvidas a fim de transformar as oportunidades em investimentos, buscando, assim, resultados para o desenvolvimento sustentável local.

•  Manual Operacional do Plano de Desenvolvimento Preliminar

PDP elaborados e apresentados ao GTP APL/MDIC:

•    APL de Carcinicultura do Litoral Oeste

•    APL de Cajucultura de Aracati e Fortim

•    APL de Tecnologia da Informação de Fortaleza

•    APL de Móveis, de Marco

•    APL de Cerâmica Vermelha, de Russas

Matriz de Atuação Institucional no Estado

A Matriz Institucional de Atividades Produtivas Apoiadas no Estado do Ceará foi concebida pela Coordenação do Núcleo Estadual de Apoio a APL do Ceará e produzida com o inestimável apoio das instituições que compõem o Núcleo.

Atualizada anualmente, a Matriz constitui importante instrumento orientador às instituições que apoiam atividades produtivas no Estado, por oferecer informações sobre ações já realizadas e/ou em andamento e/ou previstas, nos diversos municípios cearenses, contribuindo não só para evitar a sobreposição de ações, como, também, para sinalizar às instituições onde podem atuar, de forma complementar, para o fortalecimento daquelas atividades.

Informações mais detalhadas, quando necessárias, poderão ser obtidas junto aos representantes das instituições no Núcleo Estadual.

•   Matriz Institucional de Atividades Produtivas Apoiadas no Estado do Ceará

Sites relacionados

Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior/MDIC-Desenvolvimento da Produção

• Ordenamento e Estruturação Urbana