SCidades realiza requalificação urbana do Parque Lagoa da Fazenda

18 de abril de 2022 - 10:44 # #

Na última quinta-feira (14), o secretário das Cidades, Marcos Cals, a governadora Izolda Cela e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, participaram da solenidade de entrega da requalificação do Parque Lagoa da Fazenda.

O governo do Estado do Ceará, através da Secretaria das Cidades, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral, executou a requalificação urbana do Parque Lagoa da Fazenda proporcionando uma ampla área urbanizada ao município de Sobral. Com investimento total de R$ 8.263.037,98, sendo R$ 5.703.131,55 provenientes do Tesouro Estadual, a intervenção contempla diversos equipamentos que proporcionarão lazer, esporte, cultura e segurança.

Inaugurado em outubro de 1993, o Parque Ecológico da Fazenda já foi um importante ponto de lazer para a população sobralense. Com localização estratégica na cidade, o parque ocupa uma área de 19,2 hectares e possui ginásio poliesportivo, bosque, área de lazer com restaurantes, playground, pista de cooper, quadra de esporte aberta e espelho d’água natural da lagoa. Com o desgaste natural do tempo e a expansão urbana da cidade, observou-se a necessidade de uma revitalização no local para oferecer infraestrutura adequada em seu entorno e para atender às necessidades da população.

O projeto, executado pela Pio Engenharia e Arquitetura LTDA, contemplou a execução de duas fontes luminosas, uma quadra de tênis, uma quadra de areia, um campo society, um anfiteatro, um píer, uma academia ao ar livre e um playground, além de paisagismo, ciclofaixa e pista de cooper.

As obras de requalificação permitirão a interação e ocupação do espaço público, aumentando a segurança local e recuperando o uso em função do lazer e não apenas de passagem. Juntamente com os parques da Cidade e Pajeú, a Lagoa da Fazenda forma um grande corredor verde que corta Sobral, proporcionando lazer e qualidade de vida para a população.

Estiveram presentes na inauguração o titular da superintendência de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira; o deputado federal Leônidas Cristino; a vice-prefeita de Sobral, Christiane Coelho; além de vereadores, secretários, prefeitos da região e lideranças políticas e sociais.