Secretário Marcos Cals assina OS para obras de esgotamento sanitário em Fortaleza

28 de junho de 2022 - 12:13 # # # # # # #

 

 

Nesta segunda-feira (27), o secretário das Cidades, Marcos Cals, a governadora Izolda Cela e o diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, assinaram a ordem de serviço para ampliação do sistema de esgotamento sanitário de dez bairros de Fortaleza.

Com um investimento de R$ 255 milhões, o empreendimento visa execução de uma Estação de Tratamento de Esgoto capaz de atender 172.291 pessoas nos bairros Itaperi, Serrinha, Dias Macedo, Boa Vista, Passaré, Parque Dois Irmãos, Mondubim, Dendê, Jardim Cearense e Maraponga, em uma área de abrangência de aproximadamente 1.670 hectares.

Tal empreendimento contribuirá para elevar o percentual de cobertura de esgoto de Fortaleza em 3,51%. Com relação somente à Bacia do Cocó esse incremento representa 12,16%.

Os serviços autorizados consistem na implantação de 229 quilômetros de rede coletora de esgoto, 41 mil ligações prediais, 14 mil ligações intradomicialiares (preparação do imóvel para se interligar à rede), construção de três estações elevatórias de esgoto, além de 10 mil metros de emissários, linhas de recalque, coletores e interceptores.

Ressalta-se ainda a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto inicial de 564,20 l/s, que em etapas futuras poderá chegar a mais de 900 l/s de forma a atender o esgotamento de bacias adjacentes cujos projetos estão em andamento.

Visando atingir as metas do Marco Legal do Saneamento e seguindo definições do Plano Municipal de Saneamento Básico, após a conclusão, o novo sistema vai elevar o percentual de cobertura de esgotamento sanitário de Fortaleza, contribuindo para a preservação ambiental na cidade.

As intervenções fazem parte de uma série de obras que estão sendo realizados para a universalização dos serviços de esgotamento sanitário no Ceará.